ECONOMIA
Publicitários implantam Conselho de Ética na PB
Eleição da diretoria aconteceu esta semana no Hotel Nord Blue, na capital; Conselho irá mediar relações comerciais.
Publicado em 26/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:19
O Conselho de Ética do Mercado Publicitário Paraibano foi implantado esta semana no Estado, a partir da escolha de seus membros através de uma eleição ocorrida no Hotel Nord Blue, em João Pessoa. Na ocasião Edu Cury, da agência Superliga66, foi eleito presidente-mediador do Conselho.
Os demais membros eleitos foram os empresários Ruy Dantas, da Sin Comunicação; Luiz Carlos de Carvalho, da Faz Comunicação; Max Leal, da Três Comunicação e Gustavo Henrique, da CaféCom Propaganda. Para Edu Cury, “a implantação do Conselho de Ética é um marco que mostra evolução na relação entre as agências. Um sinal de maturidade e respeito entre os players do mercado no que toca métodos de prospecção e limites da dignidade profissional”.
De acordo com o presidente da Associação das Agências de Propaganda da Paraíba (ABAP-PB), Expedito de Carvalho Junior, esse é um momento de amadurecimento do mercado publicitário paraibano, que aponta a um novo ambiente irreversível de valorização profissional da Propaganda na Paraíba.
O Conselho de Ética é o órgão competente para conciliar, mediar e arbitrar conflitos e controvérsias no ambiente de autorregulação, disciplinado pelas “Normas-Padrão da Atividade Publicitária” e pelos Estatutos Sociais do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP). O órgão ainda está apto a investigar, instruir e julgar os procedimentos a ele submetidos relacionados a outras questões ético-profissionais.
Segundo o empresário Max Leal, a partir de agora o mercado publicitário, especialmente as agências que tomaram a iniciativa para a criação do Conselho de Ética, tem um instrumento para mediar as relações comerciais.
“É preciso ter um instrumento, um fórum legítimo e transparente que ajude a mediar essas relações. Isso beneficia o mercado, inclusive o cliente anunciante, na medida em que as disputas serão estabelecidas não com base em instrumentos pouco ortodoxos, mas como base no talento. O anunciante acaba ganhando e as agências também”, frisou Max Leal.
Além da Abap-PB, o Sindicato das Agências de Propaganda da Paraíba (Sinapro-PB) também participou da eleição.
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