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ECONOMIA

QR Code já é oferecido para supermercados

Crescente procura dos empresários paraibanos por sistemas cada vez mais sofisticados tem se tornado um estimulante para o crescimento de empresas.

Publicado em 21/10/2012 às 8:00

A crescente procura dos empresários paraibanos por sistemas cada vez mais sofisticados tem se tornado um estimulante para o crescimento de empresas de software, a exemplo da Softcom Tecnologia, que tem investido em programas voltados diretamente para a gestão de negócios do varejo.

Para o diretor da Softcom, Renato Rodrigues, o investimento em novos atrativos faz a diferença no mercado. “Preparamos até QR Code para algumas empresas locais. Colocamos o símbolo em uma prateleira de leite condensado, por exemplo. Quando o cliente acessa o aplicativo, ele pode conferir várias receitas com aquele produto. É uma maneira diferente de atrair o consumidor.

Além disso, os softwares podem ser usados para fazer contagem automática de estoque, para atualizar preços e ajudar o gerenciamento. Isso tudo traz controle, inovação, diferencial competitivo, melhora a tomada de decisões e, claro, dá resultados”, declarou Renato.

Sobre o sistema de leitura do produto por meio de um scanner, o empresário detalha. “Chama-se RFID, que nada mais é que a identificação por rádio frequência. Ao deixar de usar o sistema de código de barras, a tendência é que tudo seja feito com mais agilidade, surgindo aí um diferencial e tanto. O problema ainda está no alto custo, pois cada etiqueta de rádio frequência custa hoje R$ 0,20, muito caro se pensarmos que o supermercado possui produtos de R$ 1,00, por exemplo”, opinou.


Tecnologia do Pão de Açúcar

Sistema de controle de bebidas alcoólicas: a tecnologia, desenvolvida pelo Grupo Pão de Açúcar, garante que as vendas de bebidas alcoólicas sejam realizadas somente por maiores de 18 anos. O programa, ao efetuar o registro de qualquer produto desse tipo, identifica o código de barras do item e envia uma mensagem ao operador de caixa para que ele solicite um documento que ateste a maioridade do comprador. A partir daí, o funcionário insere a data de nascimento do cliente no sistema e, comprovada a maioridade, a venda é autorizada. O programa é válido desde o final de 2011 em todas as lojas do grupo no Brasil.

Mobile Retail Suite (MRS): trata-se de uma plataforma que soluciona problemas reais do varejista a partir de computadores de mão e impressoras móveis. Permite o acesso a informações e automação de diversos processos operacionais do estabelecimento, entre vendas, logística e gerenciamento. Facilmente adaptado, pode ser aplicado a diversos dispositivos e sistemas operacionais móveis, como Windows Mobile, iOS (iPhone e iPad) e Android.

Personal Shop: a ferramenta, recém-inaugurada nas lojas do Pão de Açúcar de Tamboré e da Granja Viana-São Camilo, traz um novo jeito de fazer compras, que economiza tempo e dá férias aos carrinhos e cestinhas dos supermercados. O sistema consiste em um pequeno aparelho portátil que funciona como um scanner. Ao passar pelos códigos de barras dos produtos, o coletor armazena os dados na memória, permitindo que o cliente faça as compras sem a necessidade de carrinhos. Ao final, basta levar o Personal Shop até um dos caixas e pagar o valor total. Depois, o cliente opta por levar as compras no momento ou por recebê-las em sua residência.

Fonte: Grupo Pão de Açúcar.

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Jornal da Paraíba

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