ECONOMIA
Quando é a data da Black Friday? Veja como aproveitar as promoções
Uma dúvida que surge todos os anos é: quando é a data da Black Friday? O Jornal da Paraíba responde e explica como aproveitar as promoções.
Publicado em 04/11/2023 às 12:03 | Atualizado em 22/11/2023 às 16:21
A Black Friday é esperada o ano inteiro, principalmente por quem busca economizar em compras maiores. Embora seja um período que tenha se fixado no Brasil, a data teve origem nos Estados Unidos, onde a data da Black Friday é tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças. Uma dúvida que surge todos os anos é: quando é a data da Black Friday? O Jornal da Paraíba responde e explica como aproveitar as promoções.
Quando é a data da Black Friday?
A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online e já chegou como uma avalanche para o comércio. Para saber, todos anos, qual é a data Black Friday, é simples:
Assim como nos Estados Unidos, a data Black Friday Brasil é anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira de novembro.
Em 2023, o evento vai ser no dia 24 de novembro. Mas é sempre bom lembrar que, principalmente no Brasil, os descontos não ocorrem apenas na sexta-feira: todo o mês de novembro é recheado de promoções.
O que é a Black Friday?
Existem algumas teorias sobre o surgimento do termo. Apesar de hoje o nome ser associado a um dia de compras com descontos, o termo Black Friday, que na tradução livre significa “sexta-feira negra”, foi usado pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York.
Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam grandes fortunas. Esse dia ficou conhecido como black friday ou “sexta-feira negra”.
No entanto, segundo Bonnie Taylor-Blake, pesquisador da Universidade da Carolina do Norte, a Factory Management and Maintenance – uma newsletter do mercado de trabalho – reivindica a autoria do uso do termo Black Friday.
Em 1951, uma circular da empresa chamou atenção para a incidência de profissionais doentes naquele dia, um dia após o feriado de Ação de Graças.
“A síndrome da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é uma doença cujos efeitos adversos só são superados pelos da peste bubônica. Pelo menos é assim que se sentem aqueles que têm de trabalhar quando chega a data da Black Friday. A loja ou estabelecimento pode ficar meio vazio e todo ausente estava doente”, dizia a circular.
Embora a data seja considerada o maior dia de compras do ano, a data só ganhou esse título em 2021. Isso porque, por muitos anos, a regra não era que os americanos adoravam uma liquidação, mas sim que gostavam de procrastinar. Ou seja, até então era no sábado – e não na sexta-feira – que as promoções ocorriam.
Com aproveitar as promoções da Black Friday?
Sabendo a data da Black Friday, é preciso ficar atento às promoções para usar o dinheiro de forma correta e também evitar fraudes.
- Decida se é melhor comprar à vista ou parcelado
Embora dividir o pagamento em parcelas seja conveniente, evitando dívidas prolongadas pode ser uma opção ainda melhor.
Para incentivar os clientes, algumas lojas oferecem descontos especiais para pagamentos à vista ou via Pix! Se você possui dinheiro disponível, por que não tirar proveito disso?
Se você precisar recorrer a juros devido a uma situação de saldo negativo ou empréstimos, é mais prudente parcelar suas compras usando o cartão de crédito.
- Monitore as parcelas e o limite do cartão de crédito
Optou por parcelar a compra? É essencial lembrar que as parcelas podem afetar sua organização financeira nos meses seguintes. Esteja ciente do seu limite disponível antes de aproveitar as ofertas da Black Friday.
- Pesquise preços e evite promoções enganosas
As fraudes de preços na Black Friday ainda são uma realidade e podem enganar o consumidor. Se deseja evitar cair nesse tipo de armadilha, comece a pesquisar os preços com antecedência!
Alguns sites podem auxiliá-lo nessa tarefa, como o Buscapé, que compara preços, e a lista do Procon, que destaca os sites com histórico de fraudes!
- Cashback
Há alguns anos, o mercado brasileiro tem utilizado o cashback como estratégia para atrair consumidores. Basicamente, esse sistema funciona como um "reembolso" de parte do valor gasto. O dinheiro pode ser creditado diretamente em sua conta, para ser utilizado como desejar, ou na forma de crédito na loja.
Caso encontre um produto em duas lojas diferentes, mas apenas uma ofereça a vantagem do cashback, opte por essa! O dinheiro que retorna pode ajudá-lo a adquirir algo que você havia desistido de comprar!
Comentários