ECONOMIA
Queda nos juros deve influenciar vendas
Presidente da CDL-CG prevê aumento do consumo apenas no segundo semestre.
Publicado em 08/05/2012 às 8:00
O maior benefício trazido pela redução de juros nos bancos foi a criação de um quadro positivo da economia, segundo o presidente da CDL-CG, Tito Motta. "As novas taxas não estão refletindo diretamente no bolso dos consumidores. Mas a influência maior é na confiança do povo de que há melhores condições de crédito", alega. O representante do comércio em Campina Grande relata ainda que espera aumento significativo no consumo apenas no segundo semestre, quando os novos valores do crédito estarão mais popularizados.
SECA PREOCUPA SERTÃO
A escassez de chuvas nas regiões produtoras da Paraíba tem prejudicado a cadeia de consumo. Segundo a FCDL-PB, os cultivos em áreas irrigadas, como as existentes em Sousa, poderão sofrer racionamento e consequente redução de produção. "Como região também produtora de leite, Sousa perderá renda com a falta de pasto e alimentação adequada para o gado, e a cadeia deverá ser afetada", explica o presidente da FCDL, José Lopes Neto.
Na CDL-CG, o presidente da entidade relata que, durante reunião com empresários na última semana, ouviu relatos de perdas em vendas e contratação de serviços. "Empresários que vendem e alugam tratores ou máquinas agrícolas dizem que já não estão comercializando como antes", detalha Tito Motta.
A cadeia de produção e consumo é prejudicada com a falta de chuvas. O que poderá diminuir um pouco os impactos é o impulso da construção civil. Segundo Tito, a renda obtida com o setor em todo o Estado poderá deixar o comércio aquecido, evitando prejuízos maiores.
O que o comércio da Paraíba percebeu até agora em redução de vendas poderá ser ainda maior.
A projeção de Tito Motta é que em junho o comércio seja mais atingido pela queda na produção agrícola do Estado. "Junho é o mês em que todo trabalho do campo deveria obter seus resultados. Neste ano, certamente eles não virão", lamenta o representante do comércio campinense.
Comentários