icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Queda nos juros deve influenciar vendas

Presidente da CDL-CG prevê aumento do consumo apenas no segundo semestre.

Publicado em 08/05/2012 às 8:00

O maior benefício trazido pela redução de juros nos bancos foi a criação de um quadro positivo da economia, segundo o presidente da CDL-CG, Tito Motta. "As novas taxas não estão refletindo diretamente no bolso dos consumidores. Mas a influência maior é na confiança do povo de que há melhores condições de crédito", alega. O representante do comércio em Campina Grande relata ainda que espera aumento significativo no consumo apenas no segundo semestre, quando os novos valores do crédito estarão mais popularizados.

SECA PREOCUPA SERTÃO
A escassez de chuvas nas regiões produtoras da Paraíba tem prejudicado a cadeia de consumo. Segundo a FCDL-PB, os cultivos em áreas irrigadas, como as existentes em Sousa, poderão sofrer racionamento e consequente redução de produção. "Como região também produtora de leite, Sousa perderá renda com a falta de pasto e alimentação adequada para o gado, e a cadeia deverá ser afetada", explica o presidente da FCDL, José Lopes Neto.

Na CDL-CG, o presidente da entidade relata que, durante reunião com empresários na última semana, ouviu relatos de perdas em vendas e contratação de serviços. "Empresários que vendem e alugam tratores ou máquinas agrícolas dizem que já não estão comercializando como antes", detalha Tito Motta.

A cadeia de produção e consumo é prejudicada com a falta de chuvas. O que poderá diminuir um pouco os impactos é o impulso da construção civil. Segundo Tito, a renda obtida com o setor em todo o Estado poderá deixar o comércio aquecido, evitando prejuízos maiores.

O que o comércio da Paraíba percebeu até agora em redução de vendas poderá ser ainda maior.

A projeção de Tito Motta é que em junho o comércio seja mais atingido pela queda na produção agrícola do Estado. "Junho é o mês em que todo trabalho do campo deveria obter seus resultados. Neste ano, certamente eles não virão", lamenta o representante do comércio campinense.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp