ECONOMIA
Queijos artesanais da Paraíba vencem Prêmio Queijo Brasil
Produto paraibano ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze.
Publicado em 30/09/2019 às 16:04 | Atualizado em 01/10/2019 às 10:25
Os queijos artesanais produzidos na Fazenda Carnaúba, localizada em Taperoá, no Cariri paraibano, conquistaram duas medalhas de ouro e uma de bronze na quinta edição do Prêmio Queijo Brasil, considerado o mais importante concurso de queijos artesanais do país, promovido pela Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro (Comerqueijo).
O evento ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, no último dia 20 de setembro. No concurso participaram 718 queijos inscritos de todas as regiões do Brasil e foram julgados por 32 jurados. Da Paraíba, o destaque foi o queijo Serra do Pico. O produto proveniente do leite bovino, através das raças Guzerá e Sindi, resultado de uma seleção genética minuciosa.
O Serra do Pico já conquistou este ano outras duas premiações. A primeira delas foi a medalha de bronze, no mês de junho, na quarta edição do concurso ‘Mondial du Fromage’ (Mundial de Queijos, em português), realizado na França. Já em agosto, o produto paraibano conquistou a categoria prata no Mundial do Queijo do Brasil, realizado em Minas Gerais.
Queijos de cabra
Além do Serra do Pico, a Fazenda Carnaúba também teve outros dois queijos premiados: o Cariri Alfazema e o Arupiara, que receberam, respectivamente, medalha de ouro e de bronze no Prêmio Queijo Brasil. Ambos são produzidos com leite de cabras nativas, que são resistentes à seca e simbolizam a agropecuária eficiente e compatível com o clima praticada pela Fazenda Carnaúba.
Comentários