icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Quilo do tomate já é vendido a R$ 7,25 e preço assusta consumidores

Fruto voltou a ser o vilão em abril a subir 18%. Nos primeiros quatro meses do ano, hortifrutigranjeiros já aumentaram 32,75%.

Publicado em 13/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:12

Os preços de hortifrutigranjeiros voltaram a subir forte em abril e tirar poder de compra dos consumidores na Paraíba. O tomate, que teve a alta mais expressiva, e aumentou em média 18%, foi o grande causador da alta do mês na cesta básica do Dieese e no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril. O preço do quilo do tomate já atingiu em alguns supermercados da capital nesse final de semana R$ 7,25. Segundo o IBGE, os legumes, tubérculos e raízes já subiram 32,75% de janeiro a abril contra um índice médio geral da inflação do IPCA de 4,56%.

Com a alta, alguns consumidores estão reduzindo a quantidade do produto em suas compras. É o caso da professora aposentada Maria Leite. “Só tenho comprado tomate para fazer salada, mas para o preparo da comida tenho usado o extrato de tomate que é mais barato e rende mais”. Além dessa mudança nas compras, ela afirmou ainda que já não compra mais carne de primeira, e vem optando por cortes mais baratos. “Tudo aumentou muito e o nosso salário não está acompanhando”, disse.

O professor Washington Medeiros também está mudando hábitos para economizar. Ele contou que tem comprado mais frango do que carne vermelha, e tem deixado de comprar alguns hortifrutigranjeiros quando percebe que o preço está alto. “Antes ninguém falava, mas agora começou a se falar abertamente. Tudo aumentou”, opinou.

Para o presidente da Associação dos Supermercados da Paraíba, José Willame de Araújo, o aumento nos preços de hortifrutigranjeiros é um reflexo da seca. “Os hortifrutis também são produtos sazonais, quando está fora da safra o preço aumenta”, comentou. Willame frisou que tanto os fornecedores quanto os varejistas têm tentado segurar os aumentos, sem repassá-los totalmente, para que não haja um impacto ainda maior para o consumidor", relatou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp