ECONOMIA
Reajuste da Cagepa é de 9,67%
Aumento só será aplicado quando a Agência Reguladora da Paraíba autorizar; Famílias inscritas na Tarifa Social, não sofrerão com o aumento.
Publicado em 12/05/2012 às 6:30
A água e o esgoto dos consumidores paraibanos ficarão mais caros. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou ontem um reajuste de 9,67% para a tarifa deste ano. O aumento só será aplicado nas contas dos consumidores quando a Agência Reguladora da Paraíba (ARPB) autorizar o índice. Já as famílias inscritas na Tarifa Social, no entanto, não sofrerão com o aumento pelo segundo ano consecutivo.
O último reajuste aplicado pela Cagepa foi em abril do ano passado. O percentual foi de 16,93%. Antes dessa última elevação, o reajuste havia sido aplicado pela empresa em 2008.
Um estudo tarifário foi realizado este ano pela companhia para fixar o percentual de reajuste. De acordo com o assessor de Planejamento e Gestão da estatal, Ricardo Benevides, o percentual do aumento para 2012 foi definido "a partir da média inflacionária dos últimos 16 meses, tomando como base os índices medidos pelo INPC, IPCA e IGPM".
No entanto, entre janeiro de 2011 e abril de 2012, período correspondente a 16 meses, o INPC acumula uma variação de 7,6%. A projeção do IPCA também entre estes meses foi de 8,2%. Enquanto o IGPM progrediu 6,5% entre as datas tomadas como referência.
Os cálculos da Cagepa teriam apontado para um reajuste acima de 14%, que levaria em conta os índices da inflação e outros fatores. "A diretoria da Cagepa resolveu usar como parâmetro apenas a média inflacionária”, alegou o assessor Ricardo Benevides.
Como argumento para o percentual de reajuste, a Companhia também utilizou os índices praticados neste ano pelas companhias de água e esgoto do Ceará (12,91%) e da Bahia (12,89%). O percentual de reajuste anunciado pela Cagepa, segundo Benevides, está abaixo do índice utilizado por outras empresas do país. "Ao compararmos os reajustes praticados pelas empresas de abastecimento de outros estados, constatamos que o realinhamento tarifário proposto pela Cagepa está abaixo da média do Nordeste, que é de 10,23%", enfatizou.
De acordo com a assessoria de comunicação do Estado, o assessor Ricardo Benevides e o secretário da Cagepa, Deusdete Queiroga, acompanhavam ontem o governador Ricardo Coutinho em plenária do Orçamento Democrático na cidade de Picuí. Por este motivo, não poderiam responder às dúvidas sobre as referências utilizadas para calcular o aumento.
TARIFA SOCIAL
Os clientes incluídos no programa Tarifa Social não sofrerão reajuste e continuarão pagando uma tarifa de água mensal de R$ 10,56. Atualmente, existem cerca de 40 mil famílias beneficiadas em todo Estado, com consumo de até dez metros cúbicos de água mensal. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba possui 832.288 domicílios.
Comentários