ECONOMIA
Reajuste das mensalidades escolares em JP pode chegar a 15%
Índice foi repassado pelo sindicato em reunião com o Procon-JP. Escolas devem apresentar planilhas de custos em novo encontro na próxima semana.
Publicado em 16/10/2015 às 17:40
As escolas particulares da Paraíba devem ter reajuste entre 10 e 15% nas mensalidades no próximo ano. Apesar do número ainda não ter sido definido, a informação foi divulgada nesta sexta-feira (16), durante reunião entre o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (Sinepe-PB) e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP).
Durante a reunião, o Procon-JP cobrou do sindicato a apresentação da planilha de custos dos estabelecimentos, explicações sobre a obrigatoriedade de um cheque caução para garantir a matrícula, além de esclarecer os itens que podem ser solicitados aos pais na lista de material. Uma nova reunião ocorrerá na próxima sexta-feira (23) às 10h, no auditório do Senac, na avenida Pedro I.
O Procon-JP orienta os pais a verificar a planilha de custos da instituição e a ficarem atentos a práticas ilegais cometidas pelos estabelecimentos. São proibidas, dentre outras práticas, a venda de material escolar (incluindo agendas personalizadas); a vinculação de serviço de transporte escolar à escola; e aumento da mensalidade num período inferior a um ano ou seis meses, no caso de universidades.
Comentários