Receita alerta para golpes do Imposto de Renda com falso aplicativo

Contribuinte deve ficar atento no período de entrega da declaração para não cair em golpes do Imposto de Renda.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil 

A Receita Federal está alertando contribuintes para possíveis golpes do Imposto de Renda por meio de falsos aplicativos. Para isso, o contribuinte deve ficar atento no período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) identificou a atividade de fraudadores e emitiu um alerta. Estelionatários induzem o contribuinte a baixar e a instalar aplicativos falsos de preenchimento da declaração nas lojas para dispositivos móveis, como Google Play Store e App Store.

Segundo a Receita Federal, os aplicativos são muito parecidos com o original da Receita, inclusive reproduzindo a logomarca. Quem usa a versão dos golpistas acaba tendo os dados roubados, como nome completo, número de documentos e dados financeiros.

Para evitar cair em um desses golpes do Imposto de Renda, a Receita Federal recomenda que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site oficial do Imposto de Renda, na internet. Quem quiser preencher a declaração por dispositivos móveis deve baixar o aplicativo oficial, disponível para Android e para o sistema iOS.

A Receita também reforça para ninguém cair em golpes do Imposto de Renda que não envia informações por e-mail ou mensagens de texto, pedindo a correção de erros na declaração. Essa se tornou outra prática comum dos estelionatários.

A Declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser feita até as 23h59min59s de 31 de maio. Até lá, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações. Até as 15h46 desta quarta-feira (10), 12.904.537 contribuintes tinham enviado o documento. Isso representa 30% do total esperado para este ano.

*Com Agência Brasil