ECONOMIA
Receita recebe 283 mil declarações do IR na Paraíba e supera meta
Em todo o país, a Receita recebeu 27,895 milhões de declarações, quando o esperado eram 27,5 milhões.
Publicado em 05/05/2015 às 7:37 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:36
A Receita Federal recebeu dentro do prazo 283,984 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) na Paraíba, de acordo com o delegado da Receita Federal de Campina Grande, José Domingos. O número de declarações ficou em oito mil acima do esperado, que era de 275 mil, o que representa 3,26% acima das expectativas. Os números nacionais também cresceram. Em todo o país, a Receita recebeu 27,895 milhões de declarações, quando o esperado eram 27,5 milhões.
Isso não significa, entretanto, que todos os contribuintes que estavam obrigados a declarar, tenham enviado o documento dentro do prazo.
“As declarações estão sendo processadas ainda. No momento ainda não temos como saber quantas pessoas deixaram de declarar, mas sempre tem alguns atrasados que não fazem dentro do prazo”, comentou José Domingos. Até a manhã de ontem, cerca de 60 mil declarações ainda não haviam sido processadas na Paraíba.
“Chega uma hora que desligamos qualquer coisa no sistema que possa atrapalhar, e deixamos processando somente as declarações”, explicou José Domingos. Ele disse ainda, que só após a consolidação dos dados será possível saber quantos paraibanos caíram na malha fina da Receita. No último levantamento realizado já havia 10,9 mil declarações retidas na malha, mas o número ainda pode aumentar.
Quem não conseguiu acertar as contas com o Leão dentro do prazo deve se apressar para regularizar a situação. A multa começa em 1% do imposto devido e vai crescendo a cada mês chegando ao limite máximo de 20%. Em todo caso, o valor da multa nunca será inferior a R$ 165,74, e o boleto para pagamento já será gerado pelo sistema no momento da declaração.
Já para quem declarou e ficou retido na malha fina, a sugestão é fazer uma declaração retificadora o quanto antes, principalmente se houver restituição a receber. Para conferir a situação basta acessar o site da Receita. Se for informado que a declaração ficou retida, o próprio site deverá informar o campo onde foram encontradas inconformidades e sugerir a retificadora. Nesse caso, não é cobrada multa.
RESTITUIÇÃO
O pagamento das restituições ocorrerá entre 15 de junho e 15 de dezembro e será dividido em sete lotes. Quanto antes o contribuinte envia a declaração, mais chance tem de receber a restituição ainda nos primeiros lotes. Além da ordem de envio, a Receita prioriza também idosos e pessoas com deficiência física ou mental ou doenças graves.
Comentários