ECONOMIA
Redução do IPI já está em vigor
Além da redução do IPI, diminuição do IOF deverá influenciar vendas de automóveis; expectativa é que efeitos se mostrem nos próximos dias.
Publicado em 23/05/2012 às 6:30
Publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União, o decreto que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a venda de carros novos já anima o setor de concessionárias de veículos na Paraíba. Conforme empresários do setor, a expectativa é que os efeitos do decreto já comecem a influenciar nas vendas nos próximos dias, fazendo com que o mercado de venda de veículos novos ganhe um novo impulso aqui no Estado.
Aliada à redução do imposto, uma outra medida do governo deverá influenciar positivamente as vendas: a diminuição do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as operações de crédito de pessoas físicas, de 2,5% ao ano, para 1,5% ao ano. “Ainda não realizamos projeções de vendas aqui no Estado porque a medida é muito recente, mas a nossa perspectiva é muito positiva, acreditamos que deverá haver um forte impulso nas vendas”, comentou o diretor regional da Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave) na Paraíba, Paulo Guedes.
Para o presidente nacional da Fenabrave, Flávio Meneghetti, “as medidas darão impulso para que se inicie, novamente, um ciclo positivo para o segmento da distribuição de veículos”.
ALTA DE ATÉ 50%
Apostando no estímulo aos consumidores, algumas concessionárias na Paraíba acreditam que as vendas já podem aumentar até 50% a mais que nos últimos meses. O gerente da Autovia da marca GM, Fábio Moura, acredita que o aumento fique entre 30% a 40% nas negociações de veículos. "Mas essa taxa poderá atingir 50% que nos últimos meses. A perspectiva é que o prazo da redução do IPI mantenha-se mesmo até o final de agosto. Como não há uma demanda reprimida, como aconteceu em 2009, que justifique o prolongamento desta medida, o conselho é que os consumidores aproveitem as menores taxas", enfatizou Fábio Moura.
Com estoques enxutos, os fabricantes de veículos já estão viabilizando a reposição de unidades diante da maior procura nas concessionárias. "As montadoras já estão revendo sua previsão de produção para atender ao crescimento da demanda que devemos vivenciar nos próximos meses", comentou o gerente Fábio Moura.
Para o gerente da concessionária Brazmotors, Luciano Dantas, as medidas poderão trazer, inicialmente, um crescimento de cerca de 15% nas vendas, na comparação com os meses anteriores. “Nossa perspectiva é muito boa e acreditamos em um crescimento significativo. Tanto pela redução do IPI, que irá impactar diretamente no preço dos veículos, quanto pela redução do IOF, que impacta diretamente na taxa de juros dos financiamentos”, avaliou.
Conforme Luciano, para um veículo básico, por causa da redução do IPI, a economia pode passar de R$ 2 mil. “Ainda estamos aguardando o posicionamento das fábricas e a redução nos valores vai depender do tipo de carro e do preço dele, mas já estimamos que para um veículo básico a redução no preço final possa chegar a R$ 2,5 mil”, ressaltou.
Além disto, o gerente da Brazmotors comentou que no início deste ano houve dificuldade de acesso ao crédito por uma fatia da população paraibana. “Na realidade houve uma restrição de crédito para financiamento de automóveis em todo o país, mas principalmente em João Pessoa o mercado estava sendo afetado porque as financeiras de um modo geral não estavam oferecendo novas oportunidades de financiamento”, avaliou.
A redução do IPI é válida até o dia 31 de agosto. Já a redução do IOF é válida por tempo indeterminado. (veja as reduções no quadro).
Comentários