ECONOMIA
Revisão da Energisa começa hoje
Tarifas cobradas pela Energisa Borborema aos onsumidores residenciais e de grande porte começa a ser debatida nesta sexta-feira (7).
Publicado em 07/12/2012 às 6:00
Uma audiência pública irá debater, a partir de hoje, em Campina Grande, a revisão da tarifa de energia elétrica cobrada aos consumidores residenciais e de grande porte atendidos pela Energisa Borborema. As discussões acontecem na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), até a próxima segunda-feira, e buscam um barateamento da energia, com vistas a favorecer o crescimento da economia paraibana.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem a proposta de um incremento médio de 2,09% nas tarifas de energia dos consumidores, sendo elevação de 5,07% para os consumidores residenciais e redução de 4,63% para os consumidores de grande porte (indústrias e grandes empresas).
Segundo o diretor da Aneel e relator da revisão, André Pepitone da Nóbrega, a revisão mais complexa modificará a tarifa básica cobrada ao consumidor. Por esta razão, não irá interferir na desoneração dos tributos anunciados pela presidente Dilma Rousseff, em setembro deste ano.
“Será aplicada a nova tarifa e, em seguida, as reduções de 16,2% para o consumidor doméstico e de até 28% para a indústria. Estes são assuntos distintos”, afirma. Pepitone explica que em ano que acontece a audiência pública de revisão tarifária, não há reajustes anuais.
“O reajuste é utilizado para repor as perdas da empresa pela inflação e não será aplicado em 2013, tendo em vista que vigorará a revisão tarifária”, destacou.
A audiência permite a participação do consumidor e, assim, opine sobre os percentuais. A Energisa Borborema atende 166 mil unidades consumidoras em Campina Grande e outras cinco cidades do Complexo da Borborema. Se os percentuais forem aprovados, entrarão em vigor em 4 de fevereiro de 2013.
Já a revisão acontece a cada quatro anos e difere do reajuste anual das empresas fornecedoras.
Comentários