icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

RoboCup deve movimentar R$ 20 mi

Evento foi lançado nesta segunda-feira (30) no Centro de Convenções de João Pessoa e deverá ativar cadeia produtiva do turismo local.

Publicado em 01/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 02/02/2024 às 17:43

A RoboCup 2014, competição internacional de robótica que irá acontecer em João Pessoa entre os dias 19 e 25 de julho, deverá ativar toda a cadeia produtiva do turismo local, gerar centenas de empregos diretos e indiretos, e movimentar cerca de R$ 20 milhões na economia local. O evento foi lançado oficialmente ontem no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, e contou com a presença de representantes dos setores produtivos, do Conventions Bureau, políticos, empresários, secretários de Estado e do governador Ricardo Coutinho.

De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, é a primeira vez que um evento irá explorar toda a área do Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima. “O único espaço que não será utilizado para a RoboCup será o teatro, que ainda está em fase de acabamento e deve ser concluído até outubro”, diz Avelino. Segundo ela, cerca de 60 mil pessoas – entre turistas e moradores de João Pessoa – deverão prestigiar o evento, que ainda irá receber delegações de 45 países. Entre as equipes de outros Estados brasileiros e de fora do país, deverão circular pelo centro cerca de 4 mil competidores de 400 equipes até agora inscritas.

“Ainda podemos ter mais países participantes, pois as inscrições continuam abertas”, comenta Alexandre Simões, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e um dos coordenadores da RoboCup. Ele enfatiza que, mais do que o impacto no setor turístico, o evento deverá gerar um legado importante de educação, cultura e tecnologia no município. O professor destaca ainda que este ano o evento irá seguir a linha do que foi apresentado em Eindhoven, Holanda, com 4 ligas principais e 17 categorias – que variam de acordo com a estatura dos robôs.

A principal é a RoboCup Soccer, que reúne máquinas autônomas em partidas de futebol. Há também a RoboCup Rescue, onde os robôs executam missões de reconhecimento e localização de pessoas em simulações de desastres; a RoboCup Junior, voltada para projetos de alunos do ensino fundamental e médio; e a RoboCup Home. “Gostaria muito que o povo paraibano participasse do evento. O acesso é totalmente gratuito”, afirma Simões.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp