ECONOMIA
Rota Cariri Cultural será lançada neste sábado em Monteiro
Roteiro turístico, com seis pontos que mostram a história da fazenda Santa Catarina, apresenta a cultura do povo da região e as belezas naturais
Publicado em 28/11/2015 às 14:00
Movimentar a cena artística no Cariri paraibano e difundindo os mestres da cultura popular que ainda vivem no Assentamento Santa Catarina. Esta é a proposta do projeto Rota Cariri Cultural – “entre pedras e veredas”, que será lançado neste sábado no Complexo Zabé da Loca, na zona rural de Monteiro. O projeto, coordenado pelo Sebrar, pretende incrementar o turismo local com passeios pelas moradas de três mestres da cultura popular, Zabé da Loca, Espedito de Mocinha e João de Amélia, além de outros três pontos.
A gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, disse que o assentamento já recebe o ano inteiro visitantes do Brasil e do Exterior. “Só estamos oficializando um roteiro natural, que surgiu há décadas para pesquisadores e amantes da natureza. A perfeição natural do local envolve o visitante desde a entrada. A rota Cariri Cultural apresentará os mestres e pontos de visitação como reverência à oralidade, à arte e ao povo do Cariri. Descendentes de franceses e índios, os moradores são a verdadeira riqueza antropológica local. Mas a riqueza da biodiversidade também chama a atenção”, afirmou.
Os locais propiciam caminhadas, contato com o artesanato local, natureza e o convívio com os artistas, poetas, cantadores e dançarinos da fazenda. A Rota começa na casa de João de Amélia, Laje das Moças, casa de Espedito de Mocinha, complexo Zabé da Loca (restaurante e museu), Laje de Nevinha e Pedra da Lua.
Apresentar aos visitantes riquezas como a renda renascença, que foi trazida para o Nordeste por freiras francesas no mais discreto segredo do século 19, é uma das metas do projeto. O artesanato difundiu-se entre os moradores de Pernambuco e no Cariri paraibano. Quase dois séculos depois ainda se faz a renda renascença e se difunde o artesanato como um dos mais ricos do Estado. Para descobrir mais relíquias como esta, o visitante tem que andar pelas veredas, os estreitos caminhos dessa terra avermelhada, enfeitada por milhares de pedras.
A ideia de formar um roteiro cultural no Assentamento Santa Catarina surgiu das reuniões do Fórum de Desenvolvimento, formado com os protagonistas da cultura e do turismo local. Houve a percepção do potencial turístico cultural da região e principalmente no Assentamento.
O parceiros desse projeto são, além do Sebrae em Monteiro, a prefeitura municipal, Associação Zabé da Local, Cooperativa de Turismo e Lazer Paraíso da Serra, vários empreendimentos de turismo e principalmente os moradores do Assentamento.
Programação
17h – abertura oficial;
17h30 – apresentações culturais;
18h - apresentação da Rota e coroação da rainha do pífano, Zabé da Loca;
18h30 - documentário sobre a pifeira Zabé da Loca;
19h – jantar ao som de grupos de artistas locais;
19h30 – encerramento com Lual na Loca.
Comentários