icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Rota Cariri Cultural será lançada neste sábado em Monteiro

Roteiro turístico, com seis pontos que mostram a história da fazenda Santa Catarina, apresenta a cultura do povo da região e as belezas naturais

Publicado em 28/11/2015 às 14:00

Movimentar a cena artística no Cariri paraibano e difundindo os mestres da cultura popular que ainda vivem no Assentamento Santa Catarina. Esta é a proposta do projeto Rota Cariri Cultural – “entre pedras e veredas”, que será lançado neste sábado no Complexo Zabé da Loca, na zona rural de Monteiro. O projeto, coordenado pelo Sebrar, pretende incrementar o turismo local com passeios pelas moradas de três mestres da cultura popular, Zabé da Loca, Espedito de Mocinha e João de Amélia, além de outros três pontos.

A gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, disse que o assentamento já recebe o ano inteiro visitantes do Brasil e do Exterior. “Só estamos oficializando um roteiro natural, que surgiu há décadas para pesquisadores e amantes da natureza. A perfeição natural do local envolve o visitante desde a entrada. A rota Cariri Cultural apresentará os mestres e pontos de visitação como reverência à oralidade, à arte e ao povo do Cariri. Descendentes de franceses e índios, os moradores são a verdadeira riqueza antropológica local. Mas a riqueza da biodiversidade também chama a atenção”, afirmou.

Os locais propiciam caminhadas, contato com o artesanato local, natureza e o convívio com os artistas, poetas, cantadores e dançarinos da fazenda. A Rota começa na casa de João de Amélia, Laje das Moças, casa de Espedito de Mocinha, complexo Zabé da Loca (restaurante e museu), Laje de Nevinha e Pedra da Lua.

Apresentar aos visitantes riquezas como a renda renascença, que foi trazida para o Nordeste por freiras francesas no mais discreto segredo do século 19, é uma das metas do projeto. O artesanato difundiu-se entre os moradores de Pernambuco e no Cariri paraibano. Quase dois séculos depois ainda se faz a renda renascença e se difunde o artesanato como um dos mais ricos do Estado. Para descobrir mais relíquias como esta, o visitante tem que andar pelas veredas, os estreitos caminhos dessa terra avermelhada, enfeitada por milhares de pedras.

A ideia de formar um roteiro cultural no Assentamento Santa Catarina surgiu das reuniões do Fórum de Desenvolvimento, formado com os protagonistas da cultura e do turismo local. Houve a percepção do potencial turístico cultural da região e principalmente no Assentamento.

O parceiros desse projeto são, além do Sebrae em Monteiro, a prefeitura municipal, Associação Zabé da Local, Cooperativa de Turismo e Lazer Paraíso da Serra, vários empreendimentos de turismo e principalmente os moradores do Assentamento.


Programação

17h – abertura oficial;
17h30 – apresentações culturais;
18h - apresentação da Rota e coroação da rainha do pífano, Zabé da Loca;
18h30 - documentário sobre a pifeira Zabé da Loca;
19h – jantar ao som de grupos de artistas locais;
19h30 – encerramento com Lual na Loca.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp