icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Rota turistica mapeia pontos da capital

Objetivo do mapeamento é a promoção de um roteiro integrado com Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Publicado em 09/10/2011 às 8:00

Pensando na demanda de turistas com a Copa do Mundo, representantes do poder público garantem que já estão investindo para a melhoria da infraestrutura do Estado, para a divulgação dos destinos na Paraíba e incentivando a iniciativa privada à criação de novos projetos.

Entre as ações que estão sendo desenvolvidas está a “Rota Turística 101”, que está mapeando pontos turísticos da Paraíba em cidades que estão às margens da rodovia BR- 101, que interliga os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O objetivo é promover a elaboração de um roteiro integrado.

“Sabemos que quando uma pessoa viaja para um país que não conhece, ela tenta maximizar a viagem e conhecer a maior quantidade de lugares possível. Estamos elaborando roteiros turísticos e executando o projeto Rota 101 para divulgar a Paraíba”, salientou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.

Além disto, segundo Avelino, a oferta hoteleira na Paraíba, que atualmente é de 8.500 leitos, deverá aumentar. “Estamos trabalhando para destravar o Polo Turístico Cabo Branco e a oferta de hotéis deverá ser ampliada em aproximadamente 50% até 2014”, destacou, acrescentando que capacitações para os funcionários que trabalham no setor hoteleiro já estão sendo oferecidas.

As maiores cidades da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande, juntamente com o município do Conde (localizado no Litoral Sul e famoso pelas belas praias), são os que devem atrair a maior quantidade de turistas durante o mundial.

Pensando nisto, cada município já começa a pensar em projetos para garantir que os turistas que vêm assistir aos jogos passem também por estes municípios. Em João Pessoa, segundo o secretário municipal de Turismo, Francisco Linhares, deverá ser elaborado um Plano Diretor de Turismo, que deverá ser utilizado tanto para a Copa quanto nos anos posteriores. “Pretendemos inserir a cidade no contexto do desenvolvimento no país”, afirmou.
Em Campina Grande, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lira, o foco para conquistar os turistas deve ser a “profissionalização” do Maior São João do Mundo, que coincidirá com o período de realização dos jogos da Copa. “‘A profissionalização do Maior São João do Mundo será reforçada em 2012 para que durante a Copa de 2014 o evento esteja preparado para receber um número maior de turistas vindos de várias partes do Brasil e do mundo. No tocante a divulgação, iremos intensificar o trabalho iniciado em 2011, quando transmitimos o evento para mais de 150 países e trouxemos cinco jornalistas estrangeiros para cá”,
Além do resort Mussulo, o município do Conde já tem um novo grande hotel em construção, mas sofre com a ausência de bons restaurantes para atender aos turistas que são esperados no Mundial da Fifa. “É um setor que depende muito da iniciativa privada e virá com a demanda. Estamos realizando parcerias com o Sebrae e buscando linhas de crédito para os empresários deste setor. A logística do turismo é uma grande falha que temos”, afirmou o secretário de Turismo do Conde, Saulo Barreto.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp