ECONOMIA
Rota turistica mapeia pontos da capital
Objetivo do mapeamento é a promoção de um roteiro integrado com Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Publicado em 09/10/2011 às 8:00
Pensando na demanda de turistas com a Copa do Mundo, representantes do poder público garantem que já estão investindo para a melhoria da infraestrutura do Estado, para a divulgação dos destinos na Paraíba e incentivando a iniciativa privada à criação de novos projetos.
Entre as ações que estão sendo desenvolvidas está a “Rota Turística 101”, que está mapeando pontos turísticos da Paraíba em cidades que estão às margens da rodovia BR- 101, que interliga os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O objetivo é promover a elaboração de um roteiro integrado.
“Sabemos que quando uma pessoa viaja para um país que não conhece, ela tenta maximizar a viagem e conhecer a maior quantidade de lugares possível. Estamos elaborando roteiros turísticos e executando o projeto Rota 101 para divulgar a Paraíba”, salientou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.
Além disto, segundo Avelino, a oferta hoteleira na Paraíba, que atualmente é de 8.500 leitos, deverá aumentar. “Estamos trabalhando para destravar o Polo Turístico Cabo Branco e a oferta de hotéis deverá ser ampliada em aproximadamente 50% até 2014”, destacou, acrescentando que capacitações para os funcionários que trabalham no setor hoteleiro já estão sendo oferecidas.
As maiores cidades da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande, juntamente com o município do Conde (localizado no Litoral Sul e famoso pelas belas praias), são os que devem atrair a maior quantidade de turistas durante o mundial.
Pensando nisto, cada município já começa a pensar em projetos para garantir que os turistas que vêm assistir aos jogos passem também por estes municípios. Em João Pessoa, segundo o secretário municipal de Turismo, Francisco Linhares, deverá ser elaborado um Plano Diretor de Turismo, que deverá ser utilizado tanto para a Copa quanto nos anos posteriores. “Pretendemos inserir a cidade no contexto do desenvolvimento no país”, afirmou.
Em Campina Grande, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lira, o foco para conquistar os turistas deve ser a “profissionalização” do Maior São João do Mundo, que coincidirá com o período de realização dos jogos da Copa. “‘A profissionalização do Maior São João do Mundo será reforçada em 2012 para que durante a Copa de 2014 o evento esteja preparado para receber um número maior de turistas vindos de várias partes do Brasil e do mundo. No tocante a divulgação, iremos intensificar o trabalho iniciado em 2011, quando transmitimos o evento para mais de 150 países e trouxemos cinco jornalistas estrangeiros para cá”,
Além do resort Mussulo, o município do Conde já tem um novo grande hotel em construção, mas sofre com a ausência de bons restaurantes para atender aos turistas que são esperados no Mundial da Fifa. “É um setor que depende muito da iniciativa privada e virá com a demanda. Estamos realizando parcerias com o Sebrae e buscando linhas de crédito para os empresários deste setor. A logística do turismo é uma grande falha que temos”, afirmou o secretário de Turismo do Conde, Saulo Barreto.
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