ECONOMIA
Roteiros turísticos da PB ganham mapa digital
Mapa Digital lançado pela PBTur é multiplataforma e pode ser acessado de desktops, smartphones e tablets.
Publicado em 28/12/2012 às 6:00
Um mapa digital, que foi lançado ontem pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), será uma das principais novidades para divulgar os roteiros turísticos da Paraíba em 2013. A ferramenta, que tem o papel de divulgar por meio de ações online e de visitas a feiras e eventos de turismo nacional e internacional, vai ampliar o projeto 'Destino Paraíba' como forma de atrair novos turistas para o Estado.
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a principal inovação é o chamado Mapa Digital, que consiste numa ferramenta online que permite que o usuário tenha acesso aos principais pontos turísticos da região metropolitana de João Pessoa, por meio de fotos e textos, além de conhecer opções de hotéis, restaurantes, centros comerciais e principais cartões postais das cidades da região.
“Uma pesquisa da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontou que 47% dos turistas decidem uma viagem por meio de informações coletadas na internet. É por isso que consideramos que investir em redes sociais e na web em geral é o grande caminho para disseminar a Paraíba pelo mundo e é isso que pretendemos com o Mapa Digital. A ferramenta permite que o turista tenha informações detalhadas dos principais atrativos da Grande João Pessoa”, resumiu Ruth.
O conteúdo do Mapa Digital é multiplataforma, podendo ser acessado de desktops, smartphones e tablets.
Além do recurso, que pode ser conferido através do site www.destinoparaiba.pb.gov.br e pela página www.facebook.com/turismopbturgovpb, outra novidade é que todo o conteúdo do portal Destino Paraíba também está disponível agora em inglês e espanhol.
“As copas do Mundo e das Confederações estão se aproximando, assim como as Olimpíadas, por isso precisamos nos preparar para o turista de fora que, em breve, desembarcará no País”, afirmou, garantindo que a atração do turista estrangeiro passará a receber uma atenção especial da PBTur.
“Nosso foco sempre foi no mercado nacional, que é aquele turista que viaja em família, consome bem e não traz problemas, mas sempre procuramos atrair o público internacional nas feiras que visitamos, especialmente aquelas pessoas que viajam em família mesmo”, acrescentou. Entre os países mais presentes na Paraíba em turismo estão os Estados Unidos, a Argentina, Espanha, Portugal e Itália, apesar do público nacional liderar. “Recebemos muita gente de São Paulo e em seguida vêm Pernambuco, Rio Grande do Norte, Brasília e Minas Gerais”, disse.
Para o verão 2013, a expectativa é de um incremento em torno de 10% sobre o último ano. Cerca de 350 mil turistas devem passar pela cidade até o fim da estação, fluxo evidenciado pela rede hoteleira, que está praticamente toda ocupada até o carnaval.
Além das novidades em meio online, a PBTur também preparou a nova folheteria que será apresentada nos eventos de turismo do País e do exterior. São revistas e folhetos de divulgação produzidos com verba do governo federal. S
obre as mudanças, o gestor executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, declarou que “esse conjunto de ferramentas de marketing será fundamental no processo de venda do destino e facilitará a divulgação de um conteúdo rico de informações precisas sobre os atrativos e potencialidades do turismo paraibano”.
Comentários