ECONOMIA
Roval de João Pessoa vence MPE Brasil
O prêmio MPE Brasil é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Gerdau.
Publicado em 27/03/2012 às 8:00
"Este prêmio veio para coroar todo nosso projeto de gestão que contou também com o apoio do Sebrae, com o projeto Agentes Locais de Inovação (ALI)". A declaração é da empresária Elisângela Gomes dos Anjos, que conquistou o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil – 2011) na categoria Comércio, em Brasília.
Já em João Pessoa, a empresária comemorou o prêmio obtido pela filial da Farmácia Roval, na etapa nacional. Ela venceu 143 empresas que conquistaram as etapas estaduais do prêmio, no setor comércio, algo inédito para o Estado. Foi o primeiro troféu nacional da Paraíba no MPE Brasil.
Como principal atributo para a conquista, Elisângela Gomes aponta o modelo de gestão descentralizado adotado nas três unidades da Roval e um teleatendimento em João Pessoa. "Foi um orgulho muito grande representar a Paraíba e nossos funcionários", relatou a empresária.
O prêmio MPE Brasil é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Gerdau. A Roval foi uma das nove vencedoras nacionais, que além de comércio também premiaram as melhores empresas nos ramos da indústria, serviços, saúde, educação, agronegócio, turismo e tecnologia da informação.
Outras duas empresas ficaram como destaques nos critérios de responsabilidade social e inovação.
Em todo país, a edição 2011 do MPE Brasil inscreveu 58 mil empresas, um recorde de participação. E a premiação nacional para a Roval representa um marco na história das micro e pequenas empresas paraibanas, segundo a analista técnica do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira. “O Prêmio reconhece os melhores modelos de gestão do país e a Paraíba foi reconhecida com o melhor e mais eficiente na categoria Comércio. É uma grande responsabilidade para o Estado, somos vitrine para outras MPEs de todo o Brasil”.
Fundada há 23 anos em Pernambuco, e com atuação em João Pessoa desde 1992, a Roval tem hoje 40 funcionários. Foi através da atuação deles que a empresa chegou ao prêmio conquistado na última sexta-feira. "A vitória foi do nosso modelo de gestão descentralizada, que conta com a autonomia dos gestores para tomada de decisão e participação de todos os funcionários", destaca Elisângela.
Em 2006, a farmacêutica resolveu encarar o desafio de tornar-se empresária do setor. Como sócia da farmácia de manipulação Roval em João Pessoa, a pernambucana apaixonou-se pela cidade e hoje vive o desafio de ser também mãe, esposa e dona de casa. "O desafio é grande, mas o desejo de fazer o meu próprio negócio crescer é maior. Tive autonomia para gerir os negócios do meu jeito. Eu já vinha me preparando, fazendo cursos de gestão e, apesar dos vários obstáculos, sabia que tinha capacidade de crescer”.
Comentários