ECONOMIA
Veja como criar uma conta gov.br para consultar 'dinheiro esquecido'
Novo canal para consultas de dinheiro esquecido começa a funcionar a partir do dia 14 de fevereiro. Valores serão devolvidos a partir de 7 de março.
Publicado em 08/02/2022 às 14:47 | Atualizado em 14/02/2022 às 8:38
O Banco Central divulgou um novo site para consulta de dinheiro esquecido por brasileiros em instituições bancárias. O novo canal começa a funcionar a partir do dia 14 de fevereiro, mas para realizar as consultas será necessário ter um cadastro em conta ‘gov.br’, através do site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo gov.br.
O novo endereço para as consultas ao dinheiro esquecido é valoresareceber.bcb.gov.br. O antigo Sistema Valores a Receber (SVR) foi lançado no final de janeiro, mas foi suspenso após a grande procura derrubar a página do Banco Central na internet.
Os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março. O BC explicou, ainda, que apenas depois de acessar o sistema, e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.
De acordo com o Banco Central, será necessário um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o novo Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com o login Registrato.
A conta gov.br dá acesso aos serviços digitais do governo como, por exemplo, INSS, carteira de trabalho digital, Receita Federal, eSocial, entre outros. O login nível "prata' ou "ouro" exige maior nível de segurança, como reconhecimento facial, permitindo o acesso a bancos credenciados e a serviços mais sensíveis.
Entenda como fazer o cadastro na conta ‘gov.br’ e acessar dinheiroe squecido
A criação da conta gov.br é gratuita. O cadastro pode ser feito pelos seguintes caminhos:
- site Acesso (https://sso.acesso.gov.br
- App gov.br (link IOS)
- App gov.br (link Android)
A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro. Ao ser criada via formulário on-line do INSS ou da Receita Federal a conta gov.br costuma iniciar no nível bronze, que dá acesso apenas parcial aos serviços digitais do governo e cujo grau de segurança é considerado apenas básico.
Ao fazer o login no gov.br, o cidadão já é informado do nível da conta. Para aumentar o nível, basta entrar em "Privacidade/Selos de Confiabilidade".
Para obter o nível prata, é necessário que faça a validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH), além da validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado e dos dados com usuário e senha do SIGEPE, se o cidadão for servidor público federal.
Já para obter o nível máximo de segurança, o ouro, são necessárias duas validações: a facial, pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral e dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Comentários