icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Saiba qual combustível gera melhor custo benefício

Etanol e GNV são mais limpos e econômicos. Preocupação imediata apenas com o preço faz a escolha da gasolina 'parecer' mais vantajosa.

Publicado em 03/03/2013 às 8:00

Em tempos de volta de reajuste da gasolina, qual é o combustível verdadeiramente mais econômico: a gasolina, o etanol ou o Gás Natural Veicular (GNV)? Para o consumidor paraibano que se preocupa exclusivamente com a economia imediata do combustível, ou seja, com o valor comercializado pelos postos, o presidente do Sindicato da Indústria de Produção do Álcool da Paraíba (Sindalcool-PB), Edmundo Barbosa, alerta: “Os combustíveis fósseis, como a gasolina, representam um prejuízo silencioso para os motoristas a médio prazo”.

A questão é que, segundo ele, o etanol é um combustível mais limpo, que queima totalmente e não deixa resíduos nas engrenagens do veículo, ao contrário da gasolina e do diesel. De acordo com o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o engenheiro mecânico Emerson Jaguaribe, num período de 10 anos, praticamente não se percebe a carbonização de um motor que funcione com etanol ou ao GNV. Já quando este usa gasolina, por exemplo, em alguns meses, o motor fica carbonizado, empretecido. E, na Paraíba, descarbonizar o motor de um carro popular custa pelo menos R$ 1.200,00.

CONTA SALGADA
São os entupimentos, a carbonização do motor e outros problemas deste tipo que podem fazer com que o consumidor que abastece mais 'barato' no dia a dia precise gastar bem mais com a manutenção do veículo posteriormente, com a conta ficando mais salgada. “Se você observar a cor do óleo do carro, também vai perceber a diferença entre um e outro. Isto influencia na vida útil do motor, que dura mais com combustíveis mais limpos”, afirmou o professor.

Sobre isto, Edmundo Barbosa acredita que o consumidor pode se perguntar quanto vem gastando com reparos do carro e com qual frequência. “A gasolina é aparentemente mais barata hoje, se considerada a continha dos 70%, mas o valor economizado na rotina não sobrepõe a economia que se faz com um motor que não tenha entupimentos nos tuchos de lubrificação, ou seja, que dure mais quilômetros”, diz.

Com base em sua experiência, o mecânico da Autovia Júlio Cézar Cavalcanti explica que, embora o etanol seja um pouco mais corrosivo, é notório que ele deixa o motor mais limpo. “A carbonização do motor se deve à péssima qualidade do combustível que consumimos - em especial a gasolina - e à falta de troca de óleo, porque quando uma pessoa passa muito tempo sem trocar, este óleo vira graxa e prejudica a lubrificação da parte interna do motor”, explica.

Se a gasolina e o diesel vendidos fossem da melhor qualidade possível (sem adulterações), continua Júlio Cézar, e se o usuário realizasse todas as manutenções corretamente, não haveria carbonização dos motores e qualquer combustível seria bom para o veículo. “Mas isso é utópico, não existe para nós hoje. Então o etanol acaba sendo a melhor alternativa, porque sem usá-lo, você acabará gastando bem mais com manutenção do que gasta abastecendo o tanque”, pontua.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp