icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Secretaria visita áreas para leilão do porto

Objetivo é promover estudos de viabilidade em áreas que comporão bloco de arrendamentos a ser licitado pelo Governo Federal.

Publicado em 06/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:20

Uma equipe técnica multidisciplinar liderada pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR) visitou ontem as instalações do Porto de Cabedelo com o objetivo de promover estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) em seis áreas que integrarão o terceiro bloco de arrendamentos a ser licitado pelo Governo Federal.

Em virtude das recentes alterações advindas da legislação portuária, a SEP/PR estabeleceu parceria com a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), que reuniu consultores, inclusive com respaldo internacional, para realizar os estudos em tempo hábil.

Segundo explicou Leandro Vargas, analista de infraestrutura de transportes da SEP, o órgão está trabalhando nos portos em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Anatq), que também fará a análise dos estudos e ficará encarregada de promover a licitação. Além disso, a SEP firmou termo de cooperação técnica com a Universidade de Brasília e conta com o apoio do Tribunal de Contas da União.

Com a visita realizada ontem, a equipe conclui o processo de coleta de informações in loco. A partir desses dados, e juntamente com todos os demais dados fornecidos, os técnicos começam a elaborar os estudos, cujo desenvolvimento e conclusão deve consumir cerca de 60 dias.

Em setembro, ocorrerá a etapa de revisão e análise para a consolidação do estudo e no mês de outubro será realizada uma Consulta Pública – aberta ao público e frequentada pelos possíveis licitantes. Cumprindo os trâmites legais, a licitação que definirá o arrendamento das áreas do Porto de Cabedelo deverá ser executada em janeiro de 2014.

O assessor de planejamento do Porto de Cabedelo Ramon Rodrigues esclareceu que as licitações darão origem a contratos com duração de 25 anos, podendo ser renovados por igual período. Os contratos são de arrendamento das áreas, que não são passíveis de aquisição pelas empresas ocupantes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp