ECONOMIA
Semana Santa já aquece turismo
Hotéis de João Pessoa estão praticamente lotados para a Semana Santa e agências de viagens disponibilizam mais pacotes para o período.
Publicado em 13/03/2013 às 6:00
Para quem deseja viajar no último feriadão deste semestre, ou seja, na Semana Santa, é bom se apressar para fazer suas reservas porque os hotéis de João Pessoa estão com as ocupações praticamente lotadas. Algumas agências de viagens não disponibilizam mais pacotes para o período. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Roberto Brunnet, a expectativa é que este ano haja um crescimento de 5% em relação a 2012.
“Há bastante solicitação neste período. Estimo que 70% dos pacotes para a Semana Santa tenham sido vendidos. No ano passado a procura foi de 90% e acredito que este ano haja um crescimento de 5%”, disse Roberto Brunnet, que também é o atual secretário de Turismo de João Pessoa.
Segundo Brunnet, o turista que vem a João Pessoa busca o turismo de sol e mar, a gastronomia e a tranquilidade da cidade.
Os visitantes mais comuns na época vêm de Recife e Natal, mas já é evidente a chegada de pessoas vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. “A procura por pacotes costuma ocorrer com dois ou três meses de antecedência, mas o ideal é com quatro ou cinco meses antes da data”, declarou Brunnet
HOTÉIS JÁ RESERVADOS
Na praia de Tambaú, o Tropical Hotel Tambaú já está lotado.
“Para a Semana Santa já estamos com 100% de ocupação e a maior parte dos hóspedes vem de Recife, Natal, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou a auxiliar de reservas Mayara Simões.
O Resort Mussulo, no Litoral Sul da Paraíba, já não mais dispõe de vagas para a Semana Santa. Segundo a assessoria de imprensa, o resort já alcançou 100% de ocupação para o período. Já o Nord Imperial Hotel, no bairro de Tambaú, já está com 70% de sua capacidade preenchida. “No ano passado chegamos a 100% de ocupação e já percebemos que a procura este ano está melhor”, disse a executiva de contas do hotel, Daniela Araújo.
No Hotel Verdegreen, no bairro de Manaíra, a ocupação é de 80%. “As pessoas que mais nos procuram são de Recife e Natal.
Já as do Sudeste vêm de Brasília e São Paulo. Em 2012, a ocupação chegou a 88% e este ano acreditamos que vá melhorar e chegue a 95%”, afirmou Ivana Felix, auxiliar de reservas.
AGÊNCIAS DE VIAGENS
Nas agências de viagens de João Pessoa a data também incrementa o setor. Na Classic Turismo, a venda de pacotes está esgotada. Segundo Cristina Góis, supervisora de loja, só há vaga para Nova Jerusalém, Pernambuco. O preço para uma pessoa é de R$ 208,00. Na Mirella Turismo, a procura ainda não é tão grande para o feriadão. Mas segundo o consultor de viagens Margyu Barbosa, alguns pacotes para o exterior, especialmente para Miami e Orlando estão esgotados. Segundo ele, isso ocorreu por causa das promoções realizadas pelas empresas aéreas. Para se ter uma ideia, uma viagem aérea individual, ida e volta para Miami, foi vendida por R$ 1.000,00, incluindo taxa de embarque.
Na Passport Agência de Turismo, cerca de 90% dos pacotes foram vendidos.
COMPRA PELA WEB É RISCO, DIZ ABAV
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Roberto Brunnet, afirmou que a compra de pacotes pela internet e aquisição de viagens diretamente firmadas com as empresas aéreas, além de ser um risco para o turista, ainda prejudica o mercado.
“Orientamos a compra de pacotes de viagens por meio das agências porque se isso for feito pela internet é muito arriscado. Nem sempre o que se mostra na rede condiz com a realidade”, frisou Brunnet.
O presidente da Abav-PB frisou ainda que as empresas aéreas têm que pagar uma comissão às agências de viagens. A taxa varia de 6% a 12% e ,segundo ele, muitas empresas aéreas querem atrair os clientes para não pagar este percentual. “Sem esta comissão, que é cobrada pelo serviço que o agente de viagem faz, há uma quebra no fomento do setor e uma desaceleração na contratação de empregos. O agente de viagem é um consultor e oferece várias orientações a seus clientes. Isso dá muita segurança ao turista”, frisou.
Comentários