icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Semana Santa já aquece turismo

Hotéis de João Pessoa estão praticamente lotados para a Semana Santa e agências de viagens disponibilizam mais pacotes para o período.

Publicado em 13/03/2013 às 6:00


Para quem deseja viajar no último feriadão deste semestre, ou seja, na Semana Santa, é bom se apressar para fazer suas reservas porque os hotéis de João Pessoa estão com as ocupações praticamente lotadas. Algumas agências de viagens não disponibilizam mais pacotes para o período. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Roberto Brunnet, a expectativa é que este ano haja um crescimento de 5% em relação a 2012.

“Há bastante solicitação neste período. Estimo que 70% dos pacotes para a Semana Santa tenham sido vendidos. No ano passado a procura foi de 90% e acredito que este ano haja um crescimento de 5%”, disse Roberto Brunnet, que também é o atual secretário de Turismo de João Pessoa.

Segundo Brunnet, o turista que vem a João Pessoa busca o turismo de sol e mar, a gastronomia e a tranquilidade da cidade.

Os visitantes mais comuns na época vêm de Recife e Natal, mas já é evidente a chegada de pessoas vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. “A procura por pacotes costuma ocorrer com dois ou três meses de antecedência, mas o ideal é com quatro ou cinco meses antes da data”, declarou Brunnet

HOTÉIS JÁ RESERVADOS

Na praia de Tambaú, o Tropical Hotel Tambaú já está lotado.

“Para a Semana Santa já estamos com 100% de ocupação e a maior parte dos hóspedes vem de Recife, Natal, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou a auxiliar de reservas Mayara Simões.

O Resort Mussulo, no Litoral Sul da Paraíba, já não mais dispõe de vagas para a Semana Santa. Segundo a assessoria de imprensa, o resort já alcançou 100% de ocupação para o período. Já o Nord Imperial Hotel, no bairro de Tambaú, já está com 70% de sua capacidade preenchida. “No ano passado chegamos a 100% de ocupação e já percebemos que a procura este ano está melhor”, disse a executiva de contas do hotel, Daniela Araújo.

No Hotel Verdegreen, no bairro de Manaíra, a ocupação é de 80%. “As pessoas que mais nos procuram são de Recife e Natal.

Já as do Sudeste vêm de Brasília e São Paulo. Em 2012, a ocupação chegou a 88% e este ano acreditamos que vá melhorar e chegue a 95%”, afirmou Ivana Felix, auxiliar de reservas.

AGÊNCIAS DE VIAGENS

Nas agências de viagens de João Pessoa a data também incrementa o setor. Na Classic Turismo, a venda de pacotes está esgotada. Segundo Cristina Góis, supervisora de loja, só há vaga para Nova Jerusalém, Pernambuco. O preço para uma pessoa é de R$ 208,00. Na Mirella Turismo, a procura ainda não é tão grande para o feriadão. Mas segundo o consultor de viagens Margyu Barbosa, alguns pacotes para o exterior, especialmente para Miami e Orlando estão esgotados. Segundo ele, isso ocorreu por causa das promoções realizadas pelas empresas aéreas. Para se ter uma ideia, uma viagem aérea individual, ida e volta para Miami, foi vendida por R$ 1.000,00, incluindo taxa de embarque.

Na Passport Agência de Turismo, cerca de 90% dos pacotes foram vendidos.

COMPRA PELA WEB É RISCO, DIZ ABAV

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Roberto Brunnet, afirmou que a compra de pacotes pela internet e aquisição de viagens diretamente firmadas com as empresas aéreas, além de ser um risco para o turista, ainda prejudica o mercado.

“Orientamos a compra de pacotes de viagens por meio das agências porque se isso for feito pela internet é muito arriscado. Nem sempre o que se mostra na rede condiz com a realidade”, frisou Brunnet.

O presidente da Abav-PB frisou ainda que as empresas aéreas têm que pagar uma comissão às agências de viagens. A taxa varia de 6% a 12% e ,segundo ele, muitas empresas aéreas querem atrair os clientes para não pagar este percentual. “Sem esta comissão, que é cobrada pelo serviço que o agente de viagem faz, há uma quebra no fomento do setor e uma desaceleração na contratação de empregos. O agente de viagem é um consultor e oferece várias orientações a seus clientes. Isso dá muita segurança ao turista”, frisou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp