ECONOMIA
Seminário discute abacaxicultura da PB
Pensando na manutenção da liderança nacional do abacaxi, produtores se reúnem amanhã para discutir os rumos da cultura no Estado no Seminário da Abacaxicultura Paraibana
Publicado em 29/11/2011 às 8:00
Pensando na manutenção da liderança nacional do abacaxi, produtores, técnicos e pesquisadores se reúnem amanhã para discutir os rumos da cultura no Estado no Seminário da Abacaxicultura Paraibana, em Araçagi.
A Paraíba continua liderando a produção de abacaxi no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima para este ano uma colheita de mais de 273 milhões de frutos. Em 2010, a abacaxicultura paraibana injetou na economia do Estado cerca de R$ 229 milhões e gerou 18 mil empregos diretos, em uma área de oito mil hectares espalhada pelos municípios do Litoral e Zona da Mata.
Os debates vão focar principalmente, questões relacionadas ao empreendedorismo na gestão da produção, competitividade e exportação. Serão discutidos também, aspectos como defensivos agrícolas e manejo de pragas e doenças do abacaxizeiro. A boa notícia é a introdução de novas cultivares, como a variedade Vitória, resistente à fusariose, que atinge o fruto e causa perda de 40% da produção.
Comentários