icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Serviços de declarações de IR estão em ritmo lento em JP

Das 275 mil declarações esperadas este ano, mais de 169,127 mil paraibanos (61%) faltam fazer prestação de contas à Receita Federal.

Publicado em 15/04/2015 às 6:53 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:29

Na reta final da entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), os contadores de João Pessoa reconhecem que o ritmo de entrega do documento está mais lento do que em 2014. No entanto, enquanto uns esperam queda ou estabilidade na procura até o dia 30 (fim do prazo), outros já apostam no crescimento da demanda, já que a maioria dos contribuintes deixa tudo para a última hora.

Das 275 mil declarações esperadas este ano, mais de 169,127 mil paraibanos (61%) faltavam fazer a prestação de contas junto à Receita Federal até o final da tarde de ontem. A informação foi do delegado da RF em João Pessoa, José Honorato.

O contador Rinaldo José Finizola afirmou que historicamente a maior procura pelo serviço ocorre nas últimas semanas. “Mas este ano a situação está pior, há maior lentidão. Geralmente as pessoas que têm imposto a pagar adiam o máximo que podem o envio do documento. No ritmo que vai, estamos prevendo uma queda de 15% na demanda este ano”, confessou Finizola.

Segundo ele, a situação de aperto econômico e as facilidades tecnológicas para auxiliar o contribuinte a fazer a própria declaração têm contribuído para esta retração nos escritórios de contabilidade. “Hoje em dia tem software que ajuda a pessoa a fazer a declaração, e a situação da economia também não ajuda. Então vamos perdendo clientes”, revelou.

Já o contador Rogério Fernandes contou que está acostumado com o maior aumento da procura no final do prazo. “Todo brasileiro deixa tudo para a última hora, mas não aconselho fazer a declaração próximo ao dia 30 porque o contribuinte corre o risco de enfrentar congestionamento do sistema e esquecer algum documento”. Segundo ele, a procura aumentou nos últimos dias e até o final deste mês a expectativa é de que haja um aumento de 30% na procura, comparado a 2014.

Contrariando essa previsão otimista, o contador Abelardo Serrano estima que não deverá registrar crescimento na demanda. “Acredito que vamos empatar com o mesmo período de 2014”, revelou. Para Serrano, na mesma época do ano passado a movimentação no escritório estava bem maior. “Nos últimos dois dias registrei a maior movimentação deste período de declaração no meu escritório. Porém, nesta época em 2014 eu já tinha atendido muito mais clientes”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp