ECONOMIA
Setor calçadista projeta a PB
Setor calçadista passa por um processo de inovação, com previsão de crescimento para os próximos meses de 12% na produção.
Publicado em 06/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 17:34
A indústria calçadista na Paraíba teve como marco inicial a década de 1940, e, desde então, vem conquistando espaço no mercado local e nacional. No Estado, o setor passa por um processo de inovação, com previsão de crescimento para os próximos meses de 12% na produção de calçados. Dos quase 864 milhões de pares de calçados produzidos no Brasil em 2013, cerca de 250 milhões foram no estado da Paraíba.
O que antes era uma característica do Sul e Sudeste, a região Nordeste sobressaiu na qualidade e competitividade. A presença de empresas de outras localidades e o desenvolvimento das já existentes na região alavancaram negócios, geraram empregos e inseriram diversos estados do Nordeste no ranking nacional dos maiores produtores e exportadores de calçados. Entre os destaques, está a Paraíba, que hoje é o terceiro maior produtor de calçados do país.
No setor industrial, o calçadista é um dos que mais crescem na economia paraibana. Entre 2012 e 2013, registrou-se um crescimento de 12% na produção. Com 181 empresas formais, sendo 88 empresas em Campina Grande; 21 em Patos; 18 em João Pessoa; sete em Santa Rita; sete em Catolé do Rocha; três em Sousa (municípios com maior representatividade), o ramo calçadista emprega hoje 25 mil trabalhadores.
E, além do crescimento registrado na produção de calçados nos últimos anos, a inovação no setor também está inserida nesse contexto. De acordo com a diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (Senai-PB), Patrícia Gonçalves, para que os empresários pudessem ter contato com as últimas novidades no ramo, tanto em relação ao aspecto tecnológico quanto no design, o serviço colocou à disposição os produtos oferecidos pelo Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco (CTCC).
“O Senai, através do CTCC, tem atuado intensamente na transferência de tecnologia para o setor produtivo de calçados, prestando assessoria técnica à linha de produção, desenvolvendo projetos e produtos utilizando o design como fator fundamental de agregação de valor, incentivando, ao mesmo tempo, a cultura do empreendedorismo, da qualidade e da inovação”, ressaltou.
CTCC OFERECE CAPACITAÇÃO
Em funcionamento desde 1994, o Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco (CTCC) se destaca pela realização de programas de capacitação, projetos e pesquisas tecnológicas voltados para o progresso e desenvolvimento do setor industrial. Segundo o gerente do CTCC, Josué Cassimiro, o centro dissemina as experiências resultantes da atuação do Senai e dos parceiros envolvidos em empreendimentos voltados para a inovação, gestão do design e da modelagem, desenvolvimento de novas tecnologias de curtimento de peles, de fabricação de calçados, artefatos de couro e afins.
Neste cenário, o Centro de Tecnologia, que se localiza no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, tem por objetivo promover capacitação tecnológica, prestar serviços técnicos e tecnológicos, prover soluções tecnológicas e ambientais para os empreendimentos do setor de couros, calçados, artefatos e afins. “A partir da aplicação de soluções tecnológicas inovadoras, pretendemos incentivar as empresas no desenvolvimento de forma inovadora, competitiva e sustentável”, afirmou.
EVENTO ESTIMULA PARCERIAS
Como forma de proporcionar aos empresários do setor calçadista da Paraíba e região Nordeste uma rodada de negócios e troca de conhecimentos, o Senai e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram no início deste mês, pelo terceiro ano consecutivo, o Gira Calçados, que também contou com a participação de fabricantes de máquinas e equipamentos.
Para a diretora regional do Senai-PB, Patrícia Gonçalves, “o evento se reveste de grande importância para o segmento de calçados, uma vez que reúne em um mesmo espaço empresários, profissionais da área e clientes”. Além das questões comerciais, o evento promoveu o conhecimento de informações que inspiram a concepção de novas ideias para os novos produtos. As coleções apresentadas durante o evento vão influenciar o mercado durante os próximos oito meses.
Conforme informações de Patrícia, o Gira Calçados, pioneiro na Paraíba, funciona como uma plataforma para lançamento nacional da coleção mais comercial do ano (primavera-verão), uma vez que lojistas de todo o país participam do evento, além da possibilidade de formalização de importantes parcerias, intercâmbios de tecnologias, informações e acesso a novos e potenciais mercados.
O proprietário da Hawai Calçados, Eduardo Souto, que tem uma fábrica em Bodocongó, disse que a empresa dele vem investindo em novos equipamentos e tecnologia desde a primeira realização da Gira Calçados. “Contabilizando a produção de calçados que produzíamos há três anos, em torno de dois mil pares, a Hawai registrou um crescimento de 30% este ano. E isso, graças ao que o evento vem fazendo em termos de nos oferecer uma programação que abrange todas as novas tendências no mercado”, disse.
Agora em 2014, o Gira Calçados investiu em uma nova visão produtiva, que passa a receber inspiração de elementos da cultura nordestina para produzir coleções diferenciadas. O Cangaço, Luiz Gonzaga, o casario de Cabaceiras e a aridez das imagens do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, serviram de inspiração aos trabalhos editorias do setor calçadista da Paraíba. O projeto foi apresentado na edição deste ano do evento e busca estimular o consumo da informação sobre tendências e a valorização de elementos locais na construção da identidade do produto.
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