icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Setor de calçados vive expansão

São 140 micro, pequenas e médias empresas instaladas na cidade, com exceção da São Paulo Alpargatas, que desponta como a maior empresa de calçados da América Latina.

Publicado em 11/10/2011 às 6:30

Campina Grande é o maior mercado produtor de calçados do Estado da Paraíba. São cerca de 140 micro, pequenas e médias empresas instaladas na cidade, com exceção da São Paulo Alpargatas, que desponta como a maior empresa de calçados da América Latina. São gerados cerca de 12 mil empregos no setor, segundo estimativas do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) Calçados do Sebrae Paraíba.

Não há dados estatísticos sobre a produção local, mas sabe-se que o mercado está em franca expansão e tende a aumentar de tamanho. Essa projeção surge com os incentivos que estão sendo concedidos para que os empresários do setor saiam da informalidade, condição na qual se inserem 50% das indústrias locais. A estimativa é do APL Calçados e do Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindcalçados).

O presidente do Sindicato, Eduardo Almeida, acredita que o programa Empreender Paraíba, lançado este ano pelo governo estadual, deverá atrair grande parte dos que ainda não estão no mercado formal. “A formalização tende a fortalecer ainda mais nossa indústria e gerar mais empregos”, afirma.

Outro fator que também deve incentivar o segmento é a aprovação da Lei do Micro Empreendedor Individual. Sancionada no mês passado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Ela garante tratamento diferenciado à microempresa, à empresa de pequeno porte e ao micro empreendedor individual.

A estrutura de apoio ao segmento, que cria um ambiente propício à competitividade e à formação de mão de obra qualificada, também contribui para a expansão da indústria calçadista na cidade. O apoio na área de consultoria, gestão e divulgação dos produtos prestado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o trabalho desenvolvido pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai) são cruciais para o fortalecimento do setor.

Através do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco (CTCC), o Senai desenvolve atividades na área de educação profissional e consultorias técnicas em designer estratégico, modelagem, prototipagem, projetos de implantação e adequação de fábricas de calçados e artefatos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp