icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Setor de serviços tem alta de 9,8% na PB

Resultado representa uma desaceleração em relação ao mês de março, quando a taxa atingiu 11,5%.

Publicado em 18/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:44

O setor de serviços da Paraíba obteve um crescimento de 9,4% na receita nominal durante o mês de abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado representa uma desaceleração em relação ao mês de março, quando a taxa atingiu 11,5% e é ligeiramente inferior ao mês de fevereiro, com 9,8%.

Mesmo com o resultado, a Paraíba teve o segundo maior crescimento entre os Estados da região Nordeste. No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, foi registrado um crescimento acumulado de 12%, superior ao resultado percebido nos últimos 12 meses, entre abril de 2013 e abril de 2014 (11,7%).

ALTA DE DOIS DÍGITOS

A Paraíba é também o único Estado da região que mantém alta acima de dois dígitos. Os demais Estados do Nordeste apresentaram forte desaceleração em abril e reduziram crescimento no ano. No ranking do IBGE de janeiro a abril, registraram os maiores crescimentos na região, liderados pela Paraíba, os Estados do Rio Grande do Norte (9,1%), Ceará (8,1%), Alagoas (8,1%). Já Bahia (4,0%) e o Piauí (3,0%) acumulam menor alta do ano na região. O Estado do Piauí, por exemplo, chegou a registrar queda de 0,4% no faturamento do setor em abril (veja o quadro completo).

De acordo com o pesquisador responsável do IBGE Roberto Saldanha, mesmo com a pequena desaceleração, o resultado ainda é positivo para a Paraíba. “O setor de serviços acompanha as tendências dos setores industrial e comercial. O baixo crescimento nessas atividades se refletiu nos serviços”, explica.

Mesmo assim, o setor na Paraíba cresce acima dos demais Estados da região.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcos Mozzini, a proximidade com a Copa do Mundo estimulou a abertura de novos estabelecimentos para serviços de alimentação. “Aberturas e fechamentos de empresas são constantes, é uma coisa cíclica. Com a proximidade da Copa, acredito que tenha aberto mais do que fechado, por uma questão de demanda, o mercado se acomoda de forma automática”, destaca.

O excesso de chuvas no ano passado em relação a esse ano, segundo ele, também contribui para resultados mais significativos. “Ano passado as chuvas começaram em janeiro e foram até agosto. De certa forma isso prejudicou o setor, é mais difícil as pessoas saírem para se encontrar em restaurantes em dias chuvosos. Esse ano tivemos sol até maio, o que de certa forma ajudou a melhorar os resultados em relação ao ano anterior”, conta. O segmento de serviços prestados às famílias – que inclui hospedagem e alimentação – foi um dos que mais cresceram em março, com aumento de 24,3% na receita; em relação à última pesquisa, o IBGE não forneceu dados acerca dos segmentos na Paraíba.

NORDESTE

Em abril, o Estado de Alagoas foi o que mais cresceu na região, com 10,1%, enquanto a Bahia teve o desenvolvimento mais baixo do segmento de serviços, de apenas 1,1%, frente a um aumento de 5,3% das receitas em março e 7,5% em fevereiro. Já o Piauí foi a única unidade da federação a apresentar recuo, com uma queda de 0,4%. Em fevereiro, houve uma disparada de 9,5% no Estado que não se sustentou no mês seguinte, quando a receita cresceu 0,9%.

Saldanha explica que, enquanto na Bahia a retração foi localizada no setor de informação e comunicações e nos serviços profissionais e administrativos. Já no Piauí, a retração foi generalizada. “Pudemos perceber que empresas que operavam no Piauí em abril de 2013 saíram do Estado. Como a nossa comparação é em relação ao mesmo mês do ano anterior, ocorreu essa queda”, explica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp