ECONOMIA
Shoppings são mais indicados
Especialistas dizem que formato é vantajoso ao reunir em um só espaço lojas, segurança, comodidade, acesso e fluxo de consumidores.
Publicado em 11/03/2012 às 11:07
O modelo de shopping centers é o ambiente mais adequado para estimular o consumo. O consultor do Sebrae Paraíba, Martinho Montenegro, enfatiza que o conforto oferecido e a infraestrutura disponível permitem que os clientes alimentem-se, paguem contas, divirtam-se, e não tenham qualquer preocupação para comprar. "Se eu fizer consultoria para uma loja, desde que o capital a ser investido permita, eu aconselho a escolha de um shopping como ponto de venda", aponta Martinho.
O analista exemplifica sua decisão afirmando que outros benefícios, como segurança, acesso através de ônibus e, principalmente, estacionamento para carros tendenciam o acesso dos consumidores.
"Mesmo pagando um pouco a mais para estacionar, a comodidade de não perder tempo para estacionar compensa este custo", esclarece.
A definição de um ponto de venda não obedece a critérios muito objetivos. O padrão de consumo pode ser influenciado por uma estratégia diferenciada, ou mesmo inusitada. A melhor solução é tomada para cada caso em particular, destaca o consultor Martinho Montenegro. O certo é que a terra deve ser bem preparada para que a dedicação depositada possa trazer bons frutos.
Importância do fluxo
Buscando expandir a atuação no ramo alimentício, os irmãos instalaram um outro restaurante na entrada secundária do shopping, na avenida Walfredo Leal.
"O negócio não foi pra frente, durou uns 7 ou 8 meses", relatou Anderson. A justificativa encontrada pelos irmãos é que o movimento na entrada principal também é garantido pelos funcionários de escritórios e outras lojas que estão na região.
Mas, deve-se comprar ou alugar a praça para o empreendimento? A melhor alternativa é aquela que pese menor custo e garanta dinheiro em caixa. O empreendedor “não deve mobilizar todos os recursos disponíveis para a compra do imóvel. Financiar o investimento é o melhor a fazer para garantir recursos em caixa e manter o negócio com maior fluxo por mais tempo”, assegura Martinho Montenegro.
O ambiente do ponto de venda deve ser também uma preocupação do empreendedor. O cliente deve estar "consciente da loja em que está e pronto para comprar", segundo o consultor do Sebrae-PB. Os irmãos Santana souberam estruturar bem o restaurante da família para acomodar o público de mulheres. "Tivemos o cuidado de instalar ar-condicionado e não apenas ventiladores para melhor receber as clientes", destaca o empresário Anderson Santana.
Comentários