ECONOMIA
Sindicato vai ficar de olho na jornada dos comerciários
Lojas deverão ficar atentas para as folgas dos trabalhadores, para que eles não ultrapassem o limite da jornada de trabalho.
Publicado em 30/05/2012 às 6:30
Para que ao final do Maior São João do Mundo todos tenham motivos para comemorar o aumento das vendas, o Sindicato dos Comerciários espera que não haja excesso na jornada dos trabalhadores. O horário de funcionamento das lojas continuará das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, e aos sábados até as 13h. Já as lojas que estenderem o funcionamento até as 18h e abrirem aos domingos deverão ficar atentas para as folgas dos trabalhadores para que eles não ultrapassem o limite da jornada de trabalho.
Segundo José Coelho, presidente do sindicato, a principal preocupação é esse excesso de trabalho, que segundo ele, já vem sendo desrespeitado em alguns estabelecimentos da cidade.
“O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) já nos apresentou uma pesquisa que aponta a jornada de trabalho do comércio dentro da faixa das 60h por semana, onde a lei manda ser 44h.
O dissídio tem que ser respeitado e os trabalhadores que superarem essas 44 horas, deverão ganhar folgas dentro da mesma semana para que os proprietários não acabem sendo multados, como já aconteceu em outros momentos”, disse o presidente.
Comentários