ECONOMIA
Software avisa quando carro precisa ir à oficina
O investimento feito envolve a aquisição da licença de uso do programa junto à desenvolvedora custa R$ 600,00.
Publicado em 16/07/2014 às 16:19 | Atualizado em 06/02/2024 às 16:57
De olho nas novas tecnologias e na necessidade de fidelizar clientes, o empresário Emmanoel Sátyro, proprietário da Lubsat, loja de João Pessoa especializada na troca de lubrificantes e manutenção de carros, investiu em um programa de computador que lembre ao motorista quando a próxima troca estiver se aproximando, a partir de uma média de quilometragem mensal fornecida pelo próprio condutor.
A Softcom foi a responsável pelo desenvolvimento do software Clube do Óleo. Segundo o diretor da empresa, Renato Rodrigues, o programa funciona da seguinte maneira: ao efetuar o serviço, o motorista informa quantos quilômetros, em média, ele costuma rodar com o veículo. A partir dessa estimativa, o Clube do Óleo calcula quando deve ser a próxima troca – a quilometragem necessária para renovação do lubrificante depende do modelo e do tipo de veículo – e envia automaticamente um SMS ao cliente quando o prazo estiver próximo.
“Fizemos uma coisa simples que gerou resultados. Em quase todos os casos a estimativa é correta, só muda quando o condutor faz algum percurso fora do normal, como uma viagem”, afirma Rodrigues. O programa foi lançado em novembro do ano passado, e não só conquistou as empresas como também se transformou em um novo modelo de negócios. “Qualquer atividade que precise ser renovada, cíclica, pode contar com a solução. Hoje já atendemos lojas pet, de cartuchos para impressora e empresas de gás de cozinha”, conta.
De acordo com o empresário, cerca de 220 empresas adotaram o software Clube do Óleo, que acabou evoluindo para a ferramenta Clube Mais – que, no total, conta com aproximadamente 690 clientes na Paraíba e em Pernambuco. A solução foi apresentada como caso de sucesso na Feira do Empreendedor 2014, que aconteceu em junho. “Todo empresário tem problema em fazer com que o cliente volte à empresa. Além de ter bom atendimento e qualidade no produto, é preciso usar ferramentas de comunicação para fazer os clientes lembrarem da marca”, frisa.
Sátyro afirma que a adoção do programa não apenas fidelizou como aumentou o movimento de clientes em até 40% na empresa. “O cliente fica satisfeito em saber que tem alguém se preocupando com a manutenção do veículo, principalmente as mulheres”, destaca. Além do óleo, o software também se estende para a renovação de peças dos automóveis, como pastilhas de freios, correia dentada, vela e filtros. “Isso passa uma seriedade maior para as pessoas”, fala.
O investimento feito envolve a aquisição da licença de uso do programa junto à desenvolvedora – em torno de R$ 600,00 – e a compra de pacotes de SMS às operadoras. Segundo Sátyro, são gastos cerca de R$ 0,20 por mensagem. “A cada três meses compro um pacote com mil mensagens”, diz.
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