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ECONOMIA

'Som da Copa' é o mais novo produto licenciado pela CBF

Pedhuá foi idealizado para levar música e alegria às torcidas nos eventos esportivos que serão realizados em solo brasileiro nos próximos anos.

Publicado em 25/04/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:52

O apito paraibano pedhuá, chancelado pelo Ministério dos Esportes para ser o som da Copa do Mundo de Futebol de 2014, se tornou o mais novo produto licenciado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e irá embalar a Seleção Brasileira durante os próximos eventos esportivos no Brasil, a exemplo da Copa das Confederações e Mundial de Seleções do próximo ano.

A empresa Pedhuá Brasil e a CBF assinaram contrato de licenciamento de marca e, agora, a identidade da Seleção Brasileira será estampada no pedhuá, que começará a ser comercializado a partir do próximo mês.

O produto vai ser fabricado pela empresa The Marketing Store e o material utilizado na sua confecção tem origem na cana-de-açúcar, sendo uma matéria-prima ecologicamente correta. Em torno de 50 milhões de unidades devem ser fabricadas até o maior evento do futebol mundial.

O pedhuá foi idealizado para levar música e alegria às torcidas nos eventos esportivos que serão realizados em solo brasileiro nos próximos anos. Ele tem suas raízes na cultura indígena, sendo utilizado por gerações para produzir um som semelhante ao canto da ave inhambu. Além disso, é apontado como o precursor do apito do samba.

“O pedhuá vai ter a cara da Seleção Brasileira, do samba e da ginga do nosso futebol. Assim como o pedhuá, nossa seleção também é associada a uma ave, quando é carinhosamente chamada de “canarinho”. Por esses e outros motivos sempre acreditamos que o licenciamento com a CBF e com a Seleção era o melhor caminho”, comemora o diretor da Pedhuá Brasil, Alcedo Medeiros.

O acordo comercial da marca CBF com o pedhuá irá até 2016 e a expectativa é que a meta inicial de vender 50 milhões de unidades no Brasil e no exterior seja superada. O objetivo da parceria é popularizar o produto, que deve chegar ao mercado já para a Copa das Confederações com um preço acessível, em torno de R$ 10 a unidade.

APITO ARREMEDO
O nome pedhuá, em tupi-guarani, significa “apito de arremedo”, ou seja, “apito de imitação”, por assemelhar-se com o canto de pássaros. O instrumento, que era utilizado pelos indígenas para atrair os animais, também representa a musicalidade brasileira por ter sido o precursor do apito do samba. O pedhuá é um apito artesanal, de madeira tupi-guarani, que serve para atrair pássaros, mas que na versão para a Copa será de resina plástica, ergonômico e produzido em escala mundial.Ele tem ritmo e com o apito é possível fazer uma melodia bem típica do Brasil tropical.

Para evitar transtornos, o produto será feito em tamanho pequeno e com som suave. Se o usuário soprar com força, o apito trava e o som não é emitido.

O pedhuá teve o seu design inicial concebido no curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O projeto foi desenvolvido pelo professor Itamar Ferreira, a partir da solicitação do empresário campinense Alcedo Medeiros.

Imagem

Jornal da Paraíba

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