ECONOMIA
SPC e Serasa se unem contra devedores na PB
Permuta de dados dá mais informações sobre o cliente que se submeter à consulta de crédito.
Publicado em 10/02/2012 às 7:08
O cerco contra a inadimplência está maior para as lojas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na Paraíba. A parceria entre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa Experian vai garantir o maior volume de informações em menor tempo no ato de liberar crédito ao consumidor. As duas instituições irão permutar dados. O presidente da CDL-JP, Eronaldo Maia, disse que a parceria será uma "via de mão dupla", trazendo como principal vantagem maior volume de informações disponíveis para os lojistas. Na prática, o consumidor que estiver inadimplente numa entidade automaticamente passa a ser negativado na outra.
Eronaldo destacou que a antiga permuta do SPC está mantida."A Serasa tem mais dados sobre pessoa jurídica, enquanto o SPC consolida maior quantidade sobre pessoa física", explicou.
A projeção é de que, quando estiver com parcerias em todas as CDLs do Brasil, o tempo de consulta deste sistema caia de um segundo para 200 milisegundos.
INADIMPLÊNCIA
Em janeiro, a taxa de inadimplência no comércio de João Pessoa em janeiro cresceu 17,1% sobre o mesmo período do ano passado. No primeiro mês deste ano 2.553 consumidores foram incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), enquanto no mesmo período do ano passado foram inclusos 2.182.
Já o número de consumidores que conseguiram reabilitar o crédito diminuiu. Em janeiro de 2011, 2.739 pessoas que estavam inadimplentes conseguiram quitar suas dívidas, já no primeiro mês de 2012 apenas 1.835 consumidores conseguiram ser excluídos do cadastro do SPC. No comparativo de janeiro, houve queda na reabilitação do crédito (49,26%).
Para o diretor do SPC de João Pessoa, Lindembergh Vieira, "a situação é preocupante, mas pode ser justificada pelo grande número de compras parceladas em até 12 vezes. Compras com prazo acima de 10 meses são perniciosas e o consumidor corre grande risco de não conseguir quitá-las".
Ele explicou que a matrícula escolar e os materiais escolares podem ter contribuído para que a taxa de inadimplência aumentasse. “Em janeiro, existe uma série de fatores que favorecem a inadimplência, como o pagamento de IPTU”, explicou Lindembergh Vieira.
O diretor aconselha os consumidores que estão inadimplentes a negociar suas dívidas o mais rápido possível, principalmente com operadoras de cartão de crédito e cheque especial.
“Estes segmentos cobram juros exorbitantes que chegam à casa de 16% ao mês", frisou. (Colaborou Demócrito Garcia)
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