ECONOMIA
Supermercados antecipam Páscoa
Alguns produtos já podem ser encontrados nas prateleiras das lojas, que esperam vender 20% mais que no ano passado.
Publicado em 25/02/2012 às 6:30
A quarenta dias da Páscoa, os supermercados da Paraíba já começam a se preparar para as vendas do período da Semana Santa e muitos dos produtos sazonais utilizados nesta época já estão disponíveis nas prateleiras. A previsão de crescimento das vendas para a época, segundo a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), é de, em média, 10% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, as encomendas dos produtos sazonais já foram realizadas, mas na maioria dos supermercados os Ovos de Páscoa ainda não estão expostos. “Por causa da temperatura, estes produtos devem começar a chegar somente nos próximos dias. Já os azeites e o bacalhau, por exemplo, já são encontrados com mais facilidade”, diz.
Embora ainda não estejam em todos os supermercados da cidade, os ovos de chocolate, que são um dos carros-chefe das vendas do período pascal, em alguns estabelecimentos já é possível encontrar uma boa variedade destes produtos. Nos estabelecimentos pertencentes ao Grupo Pão de Açúcar por exemplo, os Ovos já começaram a ser expostos e a expectativa é que as vendas aumentem cerca de 15% em comparação com o ano passado.
Os primeiros itens típicos do período também já começaram a chegar às gôndolas dos supermercados Bompreço, do Grupo Walmart. As famosas parreiras de ovos de chocolate devem estar montadas neste primeiro final de semana, após o Carnaval.
Para este ano, a expectativa das lojas é que as vendas sejam 20% maiores que as do ano passado. Além de chocolate, pescados, azeites e vinhos são outros produtos que estão tendo seus estoques reforçados para a Páscoa.
Apesar dos estabelecimentos já estarem se preocupando com o abastecimento, segundo Cícero Bernardo, a demanda ainda é pequena. “Muitos produtos já estão disponíveis nos supermercados, mas, assim como na ceia de Natal e de Ano Novo, as pessoas deixam para comprar os produtos somente em cima da hora”, comentou.
Para o presidente da ASPB, o adiamento das compras para os dias mais próximos da Páscoa também está atrelado ao grande número de despesas que as pessoas têm que arcar no início do ano. “Muita gente ainda está se recuperando das despesas do começo do ano. As pessoas gastaram muito no final do ano passado e no início deste ano com a compra de materiais escolares, pagamento de impostos e durante o Carnaval. Agora as pessoas estão recuperando o 'fôlego' e somente mais próximo da Páscoa é que deverão fazer a maior parte das compras”, avaliou.
Os produtos na indústria tiveram alta de 9% sobre 2011.
Comentários