ECONOMIA
Supermercados da Grande JP tem alta de 5% nas vendas
Apesar do crescimento, resultado não atendeu às expectativas dos empresários do setor.
Publicado em 02/02/2012 às 8:00
As vendas dos supermercados e mercadinhos da Região Metropolitana de João Pessoa fecharam com alta de 5,27% em 2011, em relação ao ano de 2010, segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep-PB). Apesar do crescimento na Região ter sido maior do que o crescimento nacional, que ficou em 3,71%, o resultado não atendeu às expectativas dos empresários do setor, porém satisfez a Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB).
Os números de 2011 mostram que houve uma desaceleração no crescimento das vendas, já que a Grande João Pessoa havia registrado um crescimento de 10% no comparativo entre os anos de 2010 e 2009 e a expectativa era que esse patamar fosse elevado ou permanecesse sem alterações.
Apesar da desaceleração no crescimento das vendas do setor, o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, afirmou que o resultado é positivo tendo em vista que mais uma vez a Grande João Pessoa superou o índice nacional. Ele atribui a diminuição no crescimento à mudança de governo que ocorreu em 2011.
“Como houve mudanças no governo, muitos consumidores se resguardaram e preferiram economizar e isso causou uma pequena desaceleração no consumo”, disse Cícero Bernardo.
Os empresários, entretanto, foram mais afetados pela desaceleração no crescimento das vendas no mês de dezembro que cresceu apenas 1,08% quando comparado ao mesmo mês de 2010.
O gerente da Rede Menor Preço de Supermercados, Murilo Arruda, afirmou que as vendas poderiam ter sido melhores, “No mês de dezembro posso dizer que as vendas ficaram 15% abaixo da nossa expectativa. Fizemos um planejamento para atender a uma demanda que acabou não ocorrendo”, avalia.
Comentários