ECONOMIA
Supermercados de JP têm alta nas vendas
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no país, a alta acumulada entre janeiro e setembro deste ano foi de 4,21%.
Publicado em 01/11/2011 às 7:30
Embalado pelo aumento do poder aquisitivo da população paraibana, os supermercados e mercadinhos da região metropolitana de João Pessoa têm registrado índices de crescimento acima da média nacional. Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep), entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o setor cresceu 6,54% em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no país, a alta acumulada entre janeiro e setembro deste ano foi de 4,21%.
Levando em consideração apenas o desempenho do mês de setembro, o crescimento da Paraíba foi de 7,43% em comparação com o mesmo período de 2010, enquanto que a alta nacional foi de 3,7%.
O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, comentou que este crescimento acima da média nacional já vem acontecendo há alguns anos. “Há mais ou menos quatro anos estamos tendo resultados melhores que a média do Brasil. O poder aquisitivo da população aumentou, e isso faz com que aumente a venda de alimentos”, comentou.
No mês de setembro em relação ao mês anterior enquanto no país houve uma redução de 0,75% no faturamento, segundo o Ifep, as vendas na região metropolitana da capital cresceram 1,17%. “Agosto foi realmente um mês mais fraco. Em setembro, as pessoas já começam a se preparar para as festas de final de ano e para o veraneio, por isto aconteceu o crescimento”, acredita o presidente da ASPB.
A alta nas vendas registradas na grande João Pessoa ao longo deste ano já anima empresários do setor para as encomendas para o final do ano. “As encomendas foram boas e esperamos que em dezembro o crescimento de vendas seja em torno de 10%. Alguns produtos muito vendidos no final do ano como panetone, por exemplo, já podem ser vistos nas prateleiras dos supermercados, outros, como o peru, devem chegar mais no final do mês”, afirmou Cícero Bernardo.
O diretor da rede BeMais de Supermercados, Ronaldo Cardoso, comenta que alguns setores têm puxado mais o crescimento das vendas. “Os setores de açougue e de hortifrutigranjeiros, junto com a perfumaria, têm crescido bastante. Agora, para o final do ano, o crescimento maior nas vendas deverá ser dos produtos sazonais, como panetones, queijos e vinhos”, acredita.
Para que não faltem produtos no estoque para o final de ano, o empresário comentou que já foram realizadas parcerias com fornecedores. “Costumamos fazer nosso estoque tomando como base as vendas de anos anteriores. Além disso, para que não faltem produtos para nossos consumidores, já fizemos parcerias com nossos fornecedores para que haja uma atenção maior”, revelou.
Comentários