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ECONOMIA

Supermercados devem crescer até 8%

Crescimento do setor foi debatido durante o IV  Encontro de Supermercados do Sertão, na cidade de Patos.

Publicado em 24/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 12:02

Superando a alta da inflação, o setor supermercadista deve crescer entre 5% e 8% este ano na Paraíba. A previsão é da economista e especialista em marketing e comportamento do consumidor Fátima Merlin, uma das palestrantes do IV Encontro de Supermercados do Sertão, que foi aberto ontem na cidade paraibana de Patos. O evento é promovido pela Associação Paraibana de Supermercados da Paraíba (ASPB) mais a Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (Aspad-PB).

No ano passado um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep-PB) mostrou que a expansão na atividade supermercadista na Grande João foi de 5,42% em 2013.

De acordo com Fátima Merlin, o varejo tem grande oportunidade para crescer nas regiões do país, principalmente se o foco for o público de baixa renda e o consumidor da Classe C, que ganhou poder de compra e está englobando novas categorias ao seu hábito regular de compras, como pratos e sucos prontos.

“Geralmente este setor tem crescido acima do PIB e isso se adequa à Paraíba porque tem muita gente neste perfil, de baixa renda e classe C. Mas o empresário tem que ter cautela e saber como agir para atrair estes clientes, que estratégias usar, quais as promoções irá desenvolver”, alertou a economista.

O presidente da ASPB, Cícero Bernardo, acredita que o varejo alimentar deve crescer até 5% na Paraíba este ano, devido ao contexto econômico que o país está vivendo, com inflação em alta e reflexos das oscilações climáticas nas regiões brasileiras.

Ele enfoca, porém, que está ocorrendo mais melhorias do que expansão nos supermercados e mercadinhos da Paraíba.

“Há expansão, mas o mais frequente são as melhorias que os empresários estão fazendo nos estabelecimentos, como reforma na infraestrutura e capacitação de funcionários”, destacou Cícero.

Segundo Damião Evangelista, superintendente da ASPB-PB, estas melhorias estão ocorrendo porque os clientes estão mais exigentes e esclarecidos.

“A concorrência também é grande, são muitas lojas no Sertão e em toda a Paraíba. Além de melhoria em infraestrutura, como a climatização dos supermercados, os empresários estão trabalhando o relacionamento com o público, para ficar mais próximo do cliente”, contou Damião Evangelista.

Damião Evangelista disse também que o setor está investindo em produtos diferenciados. Um exemplo é a área de cosméticos, onde já são colocados nas prateleiras produtos profissionais.

TEMA DO ENCONTRO

Com o tema “Estreitando e fortalecendo Parcerias”, o IV Encontro de Supermercados do Sertão dá oportunidades aos empresários do ramo de apresentar novos produtos ao mercado, firmar parcerias e estreitar relacionamentos. De acordo com o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, o encontro deve gerar de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões em negócios este ano. O evento é voltado para empresários e líderes do setor supermercadista e deve reunir nesta edição cerca de 2 mil visitantes, aproximadamente 10% a mais do que a edição 2013.

PALESTRA DE ABERTURA

Na palestra proferida ontem no IV Encontro de Supermercados do Sertão, a economista Fátima Merlin abordou a importância do varejista em conhecer o comportamento do cliente. Segundo ela, este ponto é bastante relevante para que o empreendedor possa agir de forma direcionada e garantir o retorno do público ao estabelecimento.

Segundo ela, há várias formas de chamar a atenção da freguesia, e, como este público é bastante diversificado, o foco do empresário deve ser o cliente de maior movimento no negócio.

“Este é um dos setores mais democráticos. Mas não adianta conhecer todos os clientes, se você não poderá atender todo mundo. Então, o empresário deve identificar o público mais importante, o que mais movimenta o negócio e conhecê-lo melhor ”, destacou.

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Jornal da Paraíba

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