ECONOMIA
TAM cancela amanhã voo no Castro Pinto
Empresa cancelou trecho Rio-JoãoPessoa e João Pessoa Rio; este já é o segundo cancelamento da TAM na Paraíba, o primeiro foi em agosto de 2012;
Publicado em 19/02/2013 às 6:00
A TAM Linhas Aéreas cancelará mais um voo da companhia no Aeroporto Presidente Castro Pinto, em Bayeux. Os trechos 'Rio – João Pessoa' (Voo 3484, com chegada às 14h35) e 'João Pessoa – Rio' (Voo número 3485, com decolagem às 15h12) serão cancelados a partir de amanhã. No final do ano passado, a TAM anunciou que deveria enxugar em 7% o número total de voos domésticos operados pela empresa. Este já é o segundo cancelamento da TAM na Paraíba, o primeiro foi em agosto do ano passado, o voo 3688 Castro Pinto/São Paulo.
Com a Copa das Confederações batendo à porta, a expectativa dos empresários paraibanos é que, neste ano, mais turistas queiram visitar João Pessoa pela visibilidade que este tipo de evento proporciona. No entanto, a retirada de mais um voo da TAM influencia no fluxo do setor que depende, de certa forma, da oferta de voos do aeroporto Castro Pinto.
O secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunnet, afirmou que vai tentar reverter a baixa nesta semana em São Paulo. “Isto é um retrocesso para o nosso turismo que está apresentando crescimento. Amanhã estarei em São Paulo para participar da feira da CVC e vou aproveitar a viagem para conversar com a direção da TAM. Se não conseguirmos absorver mais voos, vamos tentar expandir a malha aérea na Paraíba com outras operadoras. Já tenho marcada uma reunião com a empresa Gol para falar sobre este assunto porque não podemos ficar com este déficit”, frisou o secretário.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, frisou que também vai buscar uma solução para este problema com a TAM. “É inacreditável esta notícia. No cancelamento que houve o ano passado falei com a direção da TAM e informaram que se trata de um remanejamento de rota. Mas vou ao wokshop da CVC em São Paulo e tentarei mobilizar um grupo de políticos para que, juntos, possamos questionar sobre esta decisão da TAM. Considero isto uma péssima notícia para o nosso Estado”, enfocou Ruth Avelino.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, a estratégia empresarial da TAM tem como base o período de baixa estação, ou seja, quando houver necessidade real, a companhia trará novos voos. “O ano passado foi muito positivo para o turismo.Tivemos números melhores que em 2011 e esperamos que 2013 seja ainda mais movimentado, com mais turistas visitando a capital. Por isso, acredito que, quando houver necessidade, a empresa irá fornecer novos voos. Todos os anos vemos situações semelhantes”, comentou.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA solicitou um posicionamento da TAM, por meio da assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta edição, nenhuma resposta foi encaminhada.
Fluxo de passageiros registra queda
Apesar de ser verão, período de férias escolares e de alta estação, o mês de janeiro deste ano contabilizou um fluxo 2,9% menor do que o mesmo período do ano passado – saindo de 129 mil para 125 mil passageiros. “Tivemos cancelamentos da TAM no final do ano passado e houve sim uma pequena redução no número de passageiros que passaram pelo aeroporto em janeiro deste ano. Mais uma vez, infelizmente, haverá o cancelamento de outro trecho da empresa”, confirmou o superintendente da Infraero, Alexandre Oliveira.
Conforme o superintendente, a companhia não apresentou justificativas pelo cancelamento.
O cancelamento do voo do ano passado afetou movimentação do aeroporto em 2012.
Comentários