icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

TAM cancela amanhã voo no Castro Pinto

Empresa cancelou trecho Rio-JoãoPessoa e João Pessoa Rio; este já é o segundo cancelamento da TAM na Paraíba, o primeiro foi em agosto de 2012;

Publicado em 19/02/2013 às 6:00


A TAM Linhas Aéreas cancelará mais um voo da companhia no Aeroporto Presidente Castro Pinto, em Bayeux. Os trechos 'Rio – João Pessoa' (Voo 3484, com chegada às 14h35) e 'João Pessoa – Rio' (Voo número 3485, com decolagem às 15h12) serão cancelados a partir de amanhã. No final do ano passado, a TAM anunciou que deveria enxugar em 7% o número total de voos domésticos operados pela empresa. Este já é o segundo cancelamento da TAM na Paraíba, o primeiro foi em agosto do ano passado, o voo 3688 Castro Pinto/São Paulo.

Com a Copa das Confederações batendo à porta, a expectativa dos empresários paraibanos é que, neste ano, mais turistas queiram visitar João Pessoa pela visibilidade que este tipo de evento proporciona. No entanto, a retirada de mais um voo da TAM influencia no fluxo do setor que depende, de certa forma, da oferta de voos do aeroporto Castro Pinto.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunnet, afirmou que vai tentar reverter a baixa nesta semana em São Paulo. “Isto é um retrocesso para o nosso turismo que está apresentando crescimento. Amanhã estarei em São Paulo para participar da feira da CVC e vou aproveitar a viagem para conversar com a direção da TAM. Se não conseguirmos absorver mais voos, vamos tentar expandir a malha aérea na Paraíba com outras operadoras. Já tenho marcada uma reunião com a empresa Gol para falar sobre este assunto porque não podemos ficar com este déficit”, frisou o secretário.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, frisou que também vai buscar uma solução para este problema com a TAM. “É inacreditável esta notícia. No cancelamento que houve o ano passado falei com a direção da TAM e informaram que se trata de um remanejamento de rota. Mas vou ao wokshop da CVC em São Paulo e tentarei mobilizar um grupo de políticos para que, juntos, possamos questionar sobre esta decisão da TAM. Considero isto uma péssima notícia para o nosso Estado”, enfocou Ruth Avelino.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, a estratégia empresarial da TAM tem como base o período de baixa estação, ou seja, quando houver necessidade real, a companhia trará novos voos. “O ano passado foi muito positivo para o turismo.Tivemos números melhores que em 2011 e esperamos que 2013 seja ainda mais movimentado, com mais turistas visitando a capital. Por isso, acredito que, quando houver necessidade, a empresa irá fornecer novos voos. Todos os anos vemos situações semelhantes”, comentou.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA solicitou um posicionamento da TAM, por meio da assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta edição, nenhuma resposta foi encaminhada.

Fluxo de passageiros registra queda

Apesar de ser verão, período de férias escolares e de alta estação, o mês de janeiro deste ano contabilizou um fluxo 2,9% menor do que o mesmo período do ano passado – saindo de 129 mil para 125 mil passageiros. “Tivemos cancelamentos da TAM no final do ano passado e houve sim uma pequena redução no número de passageiros que passaram pelo aeroporto em janeiro deste ano. Mais uma vez, infelizmente, haverá o cancelamento de outro trecho da empresa”, confirmou o superintendente da Infraero, Alexandre Oliveira.

Conforme o superintendente, a companhia não apresentou justificativas pelo cancelamento.

O cancelamento do voo do ano passado afetou movimentação do aeroporto em 2012.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp