ECONOMIA
Tapiocarias caem no gosto popular e se espalham por João Pessoa
Elas conquistaram públicos de classes diferentes e hoje são sinônimo de sucesso no mercado gastronômico.
Publicado em 18/10/2015 às 8:00
Basta um olhar atento nos estabelecimentos que vendem alimentos em João Pessoa para percebermos que alguns segmentos do ramo de alimentos estão se espalhando pela cidade, desde a orla até os bairros periféricos. Um desses produtos são as tapiocas, que atualmente ganham novos tamanhos, formas e recheios, que vão muito além dos tradicionais queijo e coco. O preço da iguaria tipicamente brasileira também evoluiu, varia de R$ 2,00 a R$ 35,00.
Na primeira matéria da série 'Febre da Gastronomia', vamos mostrar como as tapiocarias, antes pouco valorizadas pelo mercado, atingem cada vez mais um público de diferentes classes, gostos e idades. Dona Silvana Pereira da Silva, 42 anos, há 25 anos começou o negócio neste ramo na praça de alimentação do bairro pessoense de Tambaú, área nobre da cidade. A Microempreendedora Individual (MEI) trabalha diariamente no Rainha da Tapioca, que funciona no boxe 5.
No início do negócio, Silvana contou que oferecia apenas os recheios de coco e queijo, mas agora o produto pode vir acompanhado de carne seca, morango, abacaxi, palmito, ovo, milho verde e muitas outras opções. Ao todo, são 77 variedades. “Fui a primeira na praça de alimentação de Tambaú a vender tapioca e agora os 28 boxes incluíram o produto no cardápio. Também vendo outros lanches, mas meu forte é tapioca”, frisou.
Mesmo com a concorrência e a economia em recessão, Silvana garante que não enfrenta prejuízo. “Graças a Deus não tenho tido queda nas vendas, o pessoal compra muito. Tenho tapioca a partir de R$ 2,00 até R$ 35,00, que alimenta muito bem cinco pessoas”, revelou. E a diversificação dos sabores é criação da própria empresária. “Aprendi tudo sozinha”.
Do outro lado da cidade, no bairro dos Bancários, os empreendedores Maria Coeli e Eberson Espínola também atuam no mesmo ramo. A Beiju de Goma foi criada há um ano e cinco meses, e, segundo Maria Coeli, o interesse por este segmento surgiu para suprir uma carência do mercado na época. Isso prova que o aumento da concorrência é fato recente. “O surgimento de novos empreendimentos nesse segmento é fruto de uma tendência natural pelo consumo de produtos mais leves e saudáveis, como a tapioca. O grande diferencial está na oferta de produtos de qualidade e na entrega de um atendimento personalizado. É o que chamamos de serviço qualificado. Sem isso, o faturamento não só da tapiocaria, mas de qualquer empresa cairia, e nesse quesito a Beiju de Goma não sentiu queda”, afirmou Coeli.
Segundo Eberson Espínola, antigamente a tapioca era vista como um produto secundário. “Depois ganhou status de alimento ideal, graças aos benefícios advindos dela, como não possuir glúten e ser um ótimo substituto do pão”, frisou. A Beiju de Goma tem 60 sabores, com preços de R$ 4,00 a R$ 18,00.
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