ECONOMIA
Um ponto de táxi na palma da sua mão
Aplicativos para smartphones facilitam a vida de taxistas e passageiros que querem rapidez e agilidade na prestação do serviço.
Publicado em 26/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:05
Responder em tempo real demandas profissionais e pessoais: o ritmo acelerado das grandes cidades exige cada vez mais que as pessoas estejam de maneira rápida em diferentes lugares. E num cenário com trânsito caótico, os táxis figuram como elementos importantes.
Foi pensando nisso que desenvolvedores de aplicativos resolveram criar, para facilitar a vida de quem depende do transporte, programas que integram taxistas e usuários.
Por meio deles e de navegadores GPS encontrados nos próprios smartphones, é possível, de maneira fácil, solicitar e acompanhar o trajeto de um táxi, além de saber o tempo que ele levará para chegar e a identidade do motorista.
Praticamente todos os Estados do país contam com o serviço e em João Pessoa três aplicativos do gênero já estão em funcionamento: o Easy Taxi, o 99taxis e o Resolve aí.
Conforme a gerente de comunicação da Easy Taxi, Maria Cecilia Bere, a experiência com o programa é rápida, segura e estável.
“Todos os taxistas que entram na base da Easy Taxi são fortemente selecionados e passam por um rígido processo de cadastro, através da análise de todos os documentos pessoais e do veículo”, afirma. “Além disso, eles recebem um manual de conduta, para garantir que a empresa tenha sempre os melhores parceiros”, acrescenta.
Igualmente preocupado com a questão da segurança, o diretor executivo da 99taxis, Paulo Veras, ressalta que a boa aceitação dos aplicativos tem feito com que novos recursos sejam pensados e adicionados para melhorar a utilização da plataforma.
“Os usuários podem avaliar os taxistas, tem histórico de corridas, melhores formas de fazer um ajuste fino no endereço e ponto de encontro com o taxista. Também temos um investimento contínuo no nosso sistema de despacho, para conseguir táxis ainda mais rapidamente, em média menos de sete minutos no Brasil”, assegura.
O taxista Genival Soares, que atua no ramo há 22 anos, possui cadastro no Easy Taxi e 99taxis há mais de um ano. Ele conta que, graças aos programas, tem visto o número de corridas aumentar diariamente. “Gosto bastante de tecnologia e fui um dos primeiros a adotar o sistema na cidade. É muito bom e a aceitação está sendo ótima. Antes, eram mais os turistas, agora, os próprios pessoenses estão usando, inclusive as pessoas da minha idade, com mais de 50 anos”, exalta.
Ele ainda relata que, em alguns casos, o próprio passageiro fica surpreso com a agilidade do serviço. “Tem gente que pede pela primeira vez e não acredita quando o carro chega. Vários dizem que, de agora em diante, só vão usar os aplicativos. Por causa disso, hoje eu estou fazendo cerca de cinco viagens a mais por dia”, comemora.
Para utilizar os aplicativos para táxi, é preciso baixar os programas no Google Play, Windows Phone, iOS ou BlackBerry e realizar um cadastro. Já os profissionais que têm interesse em participar da plataforma, o processo é um pouco mais longo e conta com o envio dos principais comprovantes da profissão para as empresas desenvolvedoras.
PAGAMENTO FEITO PELO CELULAR
Fora a agilidade na busca por um veículo, muitos destes programas para táxi já oferecem outros diferenciais, como a opção de efetuar o pagamento pelo aparelho celular.
“O Easy Taxi Pay, a carteira virtual, possibilita o pagamento de corridas de táxi através do próprio aplicativo do usuário”, conta Maria Cecilia.
“O uso é simples e oferece mais segurança ao passageiro e ao taxista, já que diminui o uso do dinheiro em papel e não exige a apresentação do cartão no ato do pagamento.
A opção já está disponível nas principais cidades do país em que a Easy Taxi opera”, completa.
Comentários