ECONOMIA
Uma antecipação que vale a pena
Compra do material escolar em dezembro traz mais tranquilidade e opção aos pais que fogem do tumulto das livrarias no mês de janeiro.
Publicado em 23/12/2012 às 10:00
As compras antecipadas de material escolar deverão render um incremento de até 15% para os lojas do setor, em dezembro deste ano sobre o mesmo mês do ano passado. Segundo o gerente do Atacadão dos Presentes, Ari Demétrio, os consumidores que esperavam fugir do tradicional 'tumulto' em janeiro procuraram adiantar a lista junto às escolas para comprar com mais tranquilidade e ganhar mais opção. “Janeiro será um mês apertado, porque o Carnaval será no começo de fevereiro. E é natural que as lojas fiquem mais cheias no primeiro mês do ano. Os pais ficam loucos nessa época, porque têm em mãos listas extensas, e mochilas e livros são mais caros, então vale pesquisar com cuidado”, comenta Demétrio.
Para a gerente da Livraria Legal, no Centro de João Pessoa, sempre há procura maior em dezembro. “A preocupação maior é preço, porque a lista pesa no orçamento da família. Mas não se trata exatamente de comprar antes porque em janeiro é mais caro, mas de comprar com mais calma”, explica.
Sobre este peso no orçamento, a comerciária Fernanda Rodrigues estima que, em 2011, gastou R$ 800 para comprar a lista de itens para o ano letivo da filha de 7 anos. Para 2013, a expectativa é gastar um pouco mais. “A mudança de série traz livros novos que são mais caros, por isso sempre pesquiso antes de comprar de fato. Neste ano, por exemplo, não recebi a lista ainda, mas já vou olhando os preços”, comenta.
A escola da filha de Fernanda tem convênio com a editora dos livros que serão utilizados pelos alunos, mas a parceria é observada com cuidado por ela. “Às vezes, eles oferecem os livros mais em conta, mas no ano passado fui para as livrarias, comprei uma parte em uma e outra parte em outra e economizei mais”.
No caso da psicopedagoga Márcia Lourena França, que tem um filho de 2 anos, a expectativa é gastar R$ 400,00. “Já trabalhei com educação infantil e conheço bem o material que é usado nas atividades com as crianças e pude ver que o que foi pedido na lista de 2012 foi realmente utilizado”, conta.
Segundo ela, as condições de pagamento são basicamente iguais nas lojas, mas os preços variam de uma para outra, então pode valer mesmo a pena comprar em lugares diferentes. “Além disso, reutilizar é uma excelente opção de economia e de preservação do meio ambiente. Este último funciona como uma boa estratégia para convencer um filho que não quer reutilizar seu material escolar”, explica.
Sobre o assunto, o consultor de finanças pessoais Guilherme Baía, que é esposo da psicopedagoga, ressalta que, se a família tiver alguma reserva, vale a pena utilizá-la para as compras. “Neste caso, deve-se buscar a melhor negociação possível para que o preço baixe", explicou.
Comentários