icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Vagas temporárias mais escassas em 2013

Segundo pesquisa encomendada pela Fenaserhtt e Asserttem, as indústrias e lojas vão abrir apenas 1.257 vagas temporárias na PB.

Publicado em 30/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37

O quadro de vagas para contratação de funcionários temporários deverá ser mais enxuto neste final de ano, quando comparado aos anos anteriores, uma das consequências da desaceleração das vendas do comércio, o nível de confiança dos empresários e consumidores que ainda continua baixo e a greve dos bancários. Neste cenário, a disputa por um cargo provisório no final de ano será mais concorrido, levando em consideração a disparidade das ofertas de vagas e o número de pessoas interessadas.

Segundo pesquisa encomendada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) e a Associação Brasileira das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), as indústrias e lojas vão abrir apenas 1.257 vagas temporárias este ano na Paraíba. Nos 2 anos anteriores, o número de vagas ofertadas foi maior (1.354 em 2012 e 1.800 em 2011).

Das lojas pesquisadas pela reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, apenas as Havaianas, do Tambiá Shopping, estava com processo de seleção aberto para quatro vagas temporárias. As lojas C&A e Renner, ambas do Manaíra Shopping, não estavam contratando temporários e não tinham previsão de quando seria realizado o processo. Já as franquias da Cacau Show devem contratar 23 pessoas para o período de Natal nas unidades da Paraíba. As contratações devem acontecer em novembro. A Livraria Leitura, localizada no mesmo shopping, disse que abriria seleção de temporários para quatro vagas no final de novembro.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o varejo paraibano perdeu dinamismo quando analisado o saldo de empregos gerados entre janeiro e setembro deste ano sobre igual do período de 2012. Na comparação, a queda foi de 34,28%, encerrando setembro com saldo de 799 vagas, contra 1.216 do ano passado.

Apesar do cenário mais tímido, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Eronaldo Maia, acredita que nos próximos meses haverá mudanças significativas no cenário das contratações temporárias da cidade. “Em novembro já começa crescer o faturamento do comércio e, consequentemente, as contratações também. A economia do varejo vem se recuperando e atingindo um equilíbrio, então acredito que as contratações temporárias vão ganhar força a partir e novembro”, disse.

Segundo o representante da CDL-JP, setores variados serão responsáveis pelo crescimento do varejo. “Diferente do que acontece em outras datas comemorativas, como no Dia das Crianças, por exemplo, o comércio do Natal tem diversos segmentos de destaque. Cresce o setor de automóveis, de calçados, de confecções, entre outros. Por isso a tendência é que aumentem as contratações como um todo, pois são muitos segmentos de importância no Natal”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp