ECONOMIA
Vale do Piranhas vai atrair empresas
Implantação da ferrovia e terminais portuários da Transnordestina e transposição das águas do rio São Francisco irão beneficiar a região.
Publicado em 20/10/2012 às 6:00
A região do Vale do Piranhas, no Sertão paraibano, será beneficiada com a implantação da ferrovia e terminais portuários da Transnordestina e com a transposição das águas do rio São Francisco. A afirmação foi apresentada na primeira palestra máster da 8ª Exposição de Produtos e Serviços do Vale do Piranhas (Expovale), ministrada pelo consultor do Sebrae e um dos fundadores do Porto Digital de Pernambuco, Cláudio Marinho. Segundo ele, novas empresas devem ser instaladas na região. A Expovale iniciou na última quinta-feira (18) e prossegue até o domingo (21).
Na palestra “Nordeste, Nordestes: desafios da inovação em microrregiões portadoras de futuro”, Cláudio mostrou algumas oportunidades que surgirão com a implantação da ferrovia e terminais portuários da Transnordestina. A obra ligará o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, num total de 1.728 km. “A ligação desses estados passará do lado do Sertão.
A Paraíba vai receber novas empresas que desenvolverão esse novo nicho de comércio internacional”, disse.
Outro ponto-chave que desenvolverá novos negócios no Sertão é a transposição do Rio São Francisco, segundo o consultor. A obra está em andamento, concluindo mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste). A transposição beneficiará quatro estados, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
“Onde tem água, tem desenvolvimento. É preciso saber aproveitar as novas oportunidades que surgirão a partir dessas duas obras bilionárias que, em tudo, favorecerão a região do Sertão. Ninguém melhor do que o empresário local para saber onde e como essas chances de evoluir aparecerão. Fiquem atentos e se informem sempre, pois haverá mais possibilidades de desenvolvimento no interior do Nordeste, daqui por diante”, ressaltou.
O palestrante fez um longo percurso histórico dos principais acontecimentos atuais na economia mundial. “A tendência, o maior fenômeno dos últimos tempos, é o crescimento dos interiores dos estados e cidades. Antes, era um processo inverso, mas agora, com a internet, o local mais distante ganhou notoriedade”, disse.
Comentários