ECONOMIA
Varejo da Paraíba tem 3ª maior alta
Paraíba teve em setembro a terceira maior variação positiva no volume de vendas entre os 26 estados e o Distrito Federal.
Publicado em 11/11/2011 às 8:00
O varejo paraibano voltou a crescer acima da média do país e registrou em setembro a terceira maior variação positiva no volume de vendas entre as 26 unidades da Federação e Distrito Federal, segundo dados do IBGE, divulgados ontem.
O varejo cresceu com variação de 7,8%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Já a média brasileira foi de 5,3%. Com o resultado, a Paraíba teve a terceira maior taxa do país, atrás apenas do Tocantins (14,6%) e Ceará (9,7%).
No acumulado do ano, entre janeiro a setembro, a alta paraibana é de 14,2% sobre o mesmo período do ano passado.
Considerando os resultados sobre o mês anterior, e levando em conta o ajuste sazonal nas vendas, 15 estados apresentaram redução e apenas 12 registraram aumento. Segundo o IBGE, a Paraíba novamente é destaque em termos de taxas de crescimento, com 1,7%, ao lado de Ceará (2,8%), Roraima (2,7%) e Maranhão (1,3%).
No entanto, em termos de impacto no resultado global do setor, os destaques foram São Paulo (4,4%), Minas Gerais (6,5%), Paraná (7,4%), Rio de Janeiro (4,7%) e Santa Catarina (7,5%).
No país, as vendas do comércio cresceram 0,6% de agosto para setembro, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE. Em agosto, o setor havia registrado queda de 0,4% na mesma base de comparação.
Comentários