icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Varejo da Paraíba tem 3ª maior alta, mas ainda tomba no ano

Dado positivo é que das 27 unidades da federação, apenas quatro, entre elas a Paraíba, registraram alta em julho sobre junho

Publicado em 17/09/2015 às 8:00

Apesar do volume de vendas do varejo na Paraíba apresentar a 3ª maior alta do país com crescimento de 1,3% em julho sobre junho, os indicadores apontam ainda para uma forte retração este ano.
O dado positivo é que das 27 unidades da federação, apenas quatro, entre elas a Paraíba, registraram alta em julho sobre junho. Já 20 Estados apresentaram queda, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contudo, as vendas caíram 1,8% em julho sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto no acumulado dos 7 meses o recuo de 7% é o segundo maior do país, perdendo apenas para o Estado de Goiás (-9%).

O especialista em varejo na Paraíba, Jairo Pontes, explicou que o bom desempenho de julho ante junho foi algo pontual porque tudo indica que a retração nas vendas no varejo no Estado deve atingir dois dígitos. “As vendas em 2015 devem fechar com queda de 10% ou então bem próximo disso”.

Segundo Jairo, os fatos conjunturais do país como inflação em alta, aumento do índice de desemprego e inadimplência afetam diretamente o consumo, principalmente estados onde a renda da população é baixa, como a Paraíba. O especialista explicou que nos últimos anos, com os índices favoráveis ao consumo, economia mais equilibrada e benefícios sociais do governo federal destinados às camadas sociais mais baixas muitos foram às compras. Agora, isso tende a regredir.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais da Paraíba, Alexandre Moura, por causa da indefinição político-econômica do governo federal não há como os empresários do setor planejar estratégias para 2016. “Fica difícil se planejar já que a cada momento vem uma novidade de corte e alta de tributos”.

Todos os Estados do Nordeste fecharam os sete meses do ano com índices negativos.

Saiba mais

Nos dados do varejo ampliado, que incluem atividades com veículos e material de construção, a pesquisa do IBGE mostrou que as vendas na Paraíba tiveram queda de 8,3% em julho sobre o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos sete meses deste ano, a retração já chegou a dois dígitos (-11,3%)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp