ECONOMIA
Varejo fecha ano com alta de 9,9%
Dados revelam que apesar do volume acumulado, vendas no comércio caiu 2,6% no fim de 2012, ficando acima da economia do país.
Publicado em 20/02/2013 às 6:00
O comércio varejista paraibano vendeu mais em 2012 e fechou o ano com alta de 9,9% no volume de vendas acumulado, mas o volume de vendas de dezembro sobre novembro registrou queda de 2,6%, apontando para compras antecipadas do Natal e também faturamento menor que no mês anterior. Contudo, o crescimento do setor ficou muito acima da economia do país que deverá crescer 1%. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de taxa positiva – acima do nacional (8,4%) - e da resistência do varejo às oscilações econômicas do país no ano passado, os índices ainda são inferiores aos registrados em 2010 e em 2011.
Anteriormente, a Paraíba havia liderado com as maiores taxas do volume de vendas na Região Nordeste. Em 2010, o Estado registrou crescimento de 19% e, em 2011, de 14,3%.
3º LUGAR NO NORDESTE
Agora, ocupa a terceira posição no ranking regional, ficando atrás do Maranhão (+11,8%) e de Pernambuco (+10,8%).
Sobre o assunto, o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços
do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, explicou que o percentual menor era esperado e é natural. “Antes de tudo, o resultado paraibano é positivo e reflete a manutenção do crescimento da renda do paraibano. Conseguimos manter um volume de vendas razoável e, depois de dois ou três anos de crescimento, é normal que aconteça este ajuste de mercado”, afirmou.
Para o consultor de varejo, Yvies Teixeira, aspectos macroeconômicos também foram determinantes. “O ano passado foi um ano de eleições, de seca severa e de oscilações na economia nacional, tudo isso retraiu o consumo. O Brasil cresceu menos do que o esperado, então quando a Paraíba atinge um percentual maior que o nacional é bastante satisfatório”, comentou.
Apesar da redução das vendas no último mês de 2012 sobre novembro (-2,6%), o presidente da Fecomércio-PB avalia como movimento de compras antecipadas. “Dezembro ainda é o melhor mês de vendas para o setor, mas uma pequena alteração sobre novembro também é comum, por causa do incentivo às compras antecipadas de Natal”, acrescentou o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros.
No país
As vendas do comércio destoaram dos demais setores da economia e cresceram 8,4% em 2012, segundo o IBGE. Em dezembro, as vendas caíram 0,5% na comparação com novembro.
Foi a primeira queda após seis meses de crescimento. Em termos de receita nominal, houve crescimento de 0,2%. Em comparação com o mesmo mês de 2011, a alta foi de 5%. Os dados consideram o ajuste sazonal.
Segundo analistas do IBGE, o principal motivo para o resultado positivo foi o aumento do poder de compra provocado pelo crescimento da renda e do emprego. No caso do segmento dos móveis e eletrodomésticos, e carros a redução do IPI (Imposto de Produtos Industrializados) também colaboraram para a alta.
NOVOS SHOPPINGS VÃO PUXAR SETOR
A chegada de novos shoppings e o incremento do turismo em virtude da Copa das Confederações neste ano poderão influenciar positivamente nos índices do comércio varejista. A expectativa para 2013, conforme o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros, é de índices ainda melhores.“Pode-se dizer que a cadeia produtiva do Turismo e todas as empresas ligadas a ela estão em um bom momento. Sem dúvidas, isto vai impulsionar as vendas deste ano. O novo shopping e o crescimento da renda também serão determinantes”, reiterou Medeiros.
Para o consultor de varejo, Yvies Teixeira, o Estado está deixando de depender do funcionalismo público e partindo para a atração do empresariado. “Esperamos crescimento na geração de empregos e na abertura de empresas que irão melhorar a renda do paraibano.
Com mais dinheiro, ele comprará mais – o que é bom para o varejo”, concluiu.
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