ECONOMIA
Varejo quer antecipar Dia dos Namorados
Para evitar perdas de vendas na data, a CDL/CG lançou campanha de antecipação do Dia dos Namorados para animar lojistas.
Publicado em 31/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:12
Os varejistas paraibanos foram surpreendidos este ano em relação ao Dia dos Namorados, uma das datas mais rentáveis em termos de vendas. Com a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo marcada para o dia 12 de junho, os lojistas e donos de restaurantes têm que correr para tentar se antecipar a um possível prejuízo – cujas dimensões são desconhecidas – e aproveitar a data para aumentar o faturamento, sobretudo em um ano de resultados abaixo da expectativa.
Para evitar perdas de vendas na data, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL/CG) já saiu na frente. A entidade lançou ontem uma campanha nas redes sociais, que deverá chegar à mídia nos próximos dias de antecipação do Dia dos Namorados. O objetivo inicial é animar os varejistas, donos de bares, restaurantes e motéis a aderirem. Eles, por sua vez, podem adotar a ideia e convencer os consumidores com promoções e ações especiais. “Depois de assistir ao jogo da seleção, ninguém mais vai ter clima para sair com o parceiro.
Normalmente as pessoas vão aos bares em grupo para ver as partidas, que terminam em torno das 19h”, justifica Tito Motta, presidente da CDL/CG.
Segundo ele, a campanha #AntecipaCampina foi inspirada no #Movimento11, jogada de marketing lançada nacionalmente pela Ambev com o mesmo objetivo. “Temos que fazer alguma coisa para que o Dia dos Namorados continue sendo uma data importante para o varejo. A ideia não é que a campanha seja da CDL, mas sim fazer o comércio assimilar. É um processo onde todos ganham”, conta. A ação irá ser movimentada nas redes sociais com a hashtag #AntecipaCampina e com anúncios em mídias tradicionais.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel/PB), por sua vez, resolveu abraçar o #Movimento11, porém com um slogan próprio: “O amor vem antes de tudo”. A campanha já conta com um vídeo na internet incentivando os consumidores e tem à disposição 10 cartões para serem publicados no Facebook. “O Dia dos Namorados é a melhor data do ano para os bares e restaurantes, melhor até do que o Dia das Mães. Por isso estamos com essa campanha. É interessante também que os casais considerem chegar mais cedo ou mais tarde para evitar filas, a maioria chega em torno das 20h no estabelecimento”, diz.
Porém, os empresários ainda estão reticentes quanto à medida. Thiago Freitas, proprietário da Adega do Alfredo, decidiu atrair os consumidores tanto no dia 11 quanto no dia 12. “A ideia é trabalhar um prato especial, que ainda estamos desenvolvendo, para ser vendido exclusivamente nos dois dias. Vamos criar uma decoração especial também”, garante. Segundo ele, esse é o dia de maior movimento no ano em seu estabelecimento, que não irá transmitir os jogos da Copa.
CRESCIMENTO BAIXO
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL/PB), José Artur Melo de Almeida, admite que o crescimento nas vendas em relação ao ano passado deve ser baixo – entre 2% e 3%, em virtude tanto de um cenário econômico desfavorável ao consumo quanto pela coincidência de datas. Diante disso, alguns comerciantes resolveram promover campanhas de estímulo para que os consumidores antecipem as compras destinadas ao Dia de Santo Antônio, mas também que comemorem nesse dia.
Apesar de aceitar a campanha, a FCDL não irá institucionalizar a ideia. “Vamos deixar as confederações de cada cidade decidirem o que é melhor. Tem que ver pelo outro lado, porque o dia 12 foi escolhido para ser o Dia dos Namorados por conta da associação com o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Existe aí um componente religioso que não pode ser ignorado”, destaca José Artur.
SHOPPINGS
Para as lojas instaladas dentro de Shopping Centers, o impacto negativo é esperado com mais intensidade: as lojas dos shoppings Tambiá, em João Pessoa, e o Luiza Motta, em Campina Grande, devem cerrar as portas meia hora antes do jogo e só reabrem no próximo dia. “É evidente que as compras deverão ser realizadas dias antes, e que o movimento vai cair”, reconhece Luis Augusto Ildefonso da Silva, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
Lojas de doces, como a Cacau Show, que faturam mais com as compras feitas em cima da hora, devem promover fortes campanhas de antecipação das vendas, bem como as floriculturas. “A gente não sabe bem o que esperar este ano.
Vamos apostar na data, mas podemos ser surpreendidos”, revela Jussara Brito, vendedora Floricultura Roseane, em Campina Grande. Segundo ela, os estoques de encomendas e flores começam a ser preparados alguns dias antes, já que os consumidores deixam para presentear em cima da hora.
André Amâncio, gerente de uma franquia de roupas no Tambiá Shopping, no centro de João Pessoa, diz que a data será mantida. “Esse tipo de produto as pessoas já começam a comprar desde o dia 8. Mesmo assim o movimento no dia é grande”, afirma. Já Taísa Guerra, gestora de uma loja de perfumes e cosméticos no mesmo local, é pessimista. “A expectativa é baixíssima. Para nós o Dia dos Namorados não é tão bom quanto o Dia das Mães, mas o fechamento antecipado do shopping deve prejudicar”, fala.
Comentários