icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Varejo tem forte desaceleração

Crescimento em abril foi de 2,4% na comparação com o mesmo mês em 2011, enquanto o país, mesmo com base mais ampla, registrou alta de 6%.

Publicado em 15/06/2012 às 6:00


A Paraíba apresentou forte desaceleração no volume de vendas do varejo no mês de abril, segundo apontou a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento em abril foi de apenas 2,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto o país, mesmo com base mais ampla, registrou alta de 6%. No ano passado, o volume de vendas havia registrado forte alta no estado (25,7%).

De março para abril deste ano, a Paraíba alcançou 1% no volume de vendas e o país 0,8%.

Segundo o IBGE, houve também uma queda considerável de março para abril. No ano passado, o varejo cresceu 14,6% de variação na comparação dos dois meses.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, a desaceleração era esperada.

“Este quadro é sazonal. Em abril, o estado sempre apresenta um crescimento pequeno”, comenta.

Já o consultor de varejo Yvies Teixeira explica que os índices são reflexo de cautela natural do consumidor, em virtude do endividamento da população que aumentou em relação a 2011.

“A inadimplência do consumidor cresceu 4,8% em abril no Brasil, o maior índice dos últimos dez anos para o mês de abril. Nos quatro meses do ano, o indicador teve aumento de 19,6%”, explica. Ele acredita que as dívidas acumuladas do final do ano de 2011 e início de 2012 podem ter se estendido para os meses seguintes representando um “freio” no consumo.

ACUMULADO DO ANO
No acumulado de janeiro a abril de 2012, a Paraíba acumula alta de 9,2% - a mesma taxa do país.

O economista Reinaldo Gonçalves, que é coordenador da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE no Rio de Janeiro, acredita que o crescimento ainda traz boas perspectivas. “São resultados positivos que mostram um crescimento moderado, abaixo da média, porém positivo. Há uma perspectiva de bons resultados para o comércio na Paraíba”, disse.

Yvies Teixeira concorda e acrescenta que o 2º semestre se mostra mais 'quente' historicamente e ainda é muito cedo para "tiramos conclusões. Não acredito que esteja ruim, e sim, o ano não seja de muita 'euforia'. Exemplo disso, são as ações que o Governo Federal vem fazendo para estimular o consumo e o pagamento de dívidas”, finaliza.

NO BRASIL
No país, as vendas do comércio varejista subiram 6% sobre abril de 2011. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio registrou expansão de 7,2%.

Os dados mostram que o comércio intensificou o ritmo das vendas em relação a março, quando havia sido registrada uma alta inferior (0,3%).

Segundo IBGE, no mês, oito das dez atividades registraram variações positivas para o volume de vendas. Tal aceleração foi puxada pelo bom desempenho dos ramos de móveis e eletrodomésticos (1,5%), combustíveis (2,5%), tecido vestuário e calçados (1,1%), artigos farmacêuticos (0,9%) e equipamentos de informática (1,3%).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp