icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Venda de carros bate novo recorde na PB

Em janeiro, número de novos vendidos atingiu 4.394 unidades. Melhor mês em 10 anos.

Publicado em 06/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 19:39

Ao contrário do cenário nacional, a Paraíba apresentou o melhor mês de janeiro dos últimos 10 anos no mercado de veículos com a venda de 4.394 carros de passeio e comerciais leves (picapes e SUV). Isso significou um acréscimo de 7,41% sobre o primeiro mês do ano passado (4.091 unidades).

Considerando o comércio geral de veículos comercializados em janeiro foram 8.098 unidades vendidas, contra 7.791 do ano passado, alta de 3,94%. Sobre dezembro o crescimento foi de 11,7%.

Segundo os representantes do setor na Paraíba, a busca pelas últimas unidades com IPI reduzido justifica o bom desempenho paraibano.

Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Somente de autos foram compradas 3.412 unidades no Estado em janeiro deste ano e 3.137 no mesmo mês do ano passado, alta de 8,77%. No caso da SUV e Picapes foram 982 sobre os 954 no ano passado, elevação de 2,94%.

Na série histórica de janeiro de 2005 a 2015, somente no ano passado o número de autos e comerciais leves vendidos ultrapassou a barreira de 4 mil unidades no mês. (Veja o quadro).
Segundo o vice-presidente da Fenabrave, José Carneiro de Carvalho Neto, o comportamento do mercado paraibano está relacionado à corrida em busca das últimas unidades de veículos com IPI reduzido, considerando que várias concessionárias ofereciam seus produtos com preços antigos. A partir de fevereiro, com os preços já acrescidos por causa das alíquotas do IPI, a expectativa é que haja retração no consumo.

“Houve um interesse do consumidor de aproveitar as últimas unidades do IPI reduzido. Quem tinha carro no estoque manteve o preço antigo. Mas a tendência é que haja uma retração nos próximos meses. Depois, porém, isso será diluído e o mercado se estabiliza. Deve haver também muitos lançamentos este ano”, projetou José Carneiro.

Para ele, a economia brasileira também contribui para que o consumidor mantenha cautela na hora da compra nos próximos meses e um dos motivos citados por ele foi o reajuste do combustível, que traz um aumento em cadeia.

Para o gerente-geral da Brazmotors/Autovia, Marcelo Coutinho, em fevereiro o cenário do mercado será de queda. No entanto, segundo ele, fica difícil fazer um prognóstico porque o Carnaval em 2015 chegará primeiro.

“No ano passado, fevereiro foi um mês sem quebra de feriado, porque o Carnaval ocorreu em março e só podemos comparar com os dias úteis. Então, em números absolutos, pode haver uma queda nas vendas em fevereiro”, afirmou.

PAÍS REGISTROU QUEDA DE 18,8%
As vendas de veículos no país caíram 18,8% em janeiro na comparação com o mesmo período 2014. Os dados, que incluem carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões, foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional das Distribuidoras de Autos).

Em relação a dezembro, as 253,8 mil unidades licenciadas no último mês representam uma queda de 31,4%. O resultado ruim já era esperado pelas entidades que representam o setor automotivo.

"Mesmo com dois dias úteis a mais em janeiro, houve uma antecipação de compras, em dezembro, devido ao término do desconto sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)", diz o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr.

O executivo lembra que janeiro é um mês em que tipicamente as vendas são mais baixas, devido aos gastos com IPVA e material escolar, por exemplo.

Para a Associação Nacional das Montadoras (Anfavea), o mercado só deve começar a mostrar sinais de reação a partir de abril. A entidade divulgou os dados de produção e de estoque ontem.

O carro mais vendido em janeiro foi o Fiat Palio, que teve 14.432 unidades emplacadas. O Chevrolet Onix ficou em segundo (13.462), seguido pela picape Fiat Strada (11.202).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp