icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Venda de carros deve bater recorde este mês

Com redução do IPI, crescimento nas vendas de veículos em algumas concessionárias chegam a registrar incremento de até 20%.

Publicado em 11/12/2012 às 6:00


Apesar da alta discreta nas comercializações de veículos na Paraíba em novembro, a aposta das concessionárias locais é de que dezembro seja o melhor mês do ano em vendas, graças ao fim da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e aos lançamentos deste final de ano. Em alguns estabelecimentos, a variação sobre dezembro de 2011 deve chegar a 20%.

Com um total de 3,415 mil unidades de autos e comerciais leves vendidos no último mês, o Estado registrou uma variação de apenas 1,76% sobre novembro de 2011, quando 3,356 mil veículos desse tipo foram comercializados na Paraíba. Sobre outubro, no entanto, o setor registrou uma queda de 5,53%. No décimo mês deste ano, o Estado vendeu 3,615 mil autos e comerciais leves, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Apesar dos números gerais, a concessionária Autovia apresentou um incremento de 15% sobre novembro do ano passado, percentual que deve ser em torno de 20% neste mês. “Nosso resultado de novembro só não foi melhor em virtude da falta de alguns modelos, que já estão esgotando devido à demanda dos últimos meses. Para dezembro, as fábricas estão pretendendo aumentar a produção, mas não descarto a possibilidade de não haver disponibilidade de alguns carros”, detalhou o gerente da concessionária, Fábio Moura.

Segundo ele, o último mês vendeu 170 unidades, número que deve ser bem superior em dezembro. Entre as razões para a possível alta estão o pagamento do 13° salário e a chegada de novos modelos. “Cerca de 80% do mix de carros da General Motors foi renovado neste ano e isso está aumentando muito a demanda. Tem também o 13° neste mês, o que deve ajudar o consumidor a comprar”, afirmou.

Já na Brazmotors, os números são ainda melhores. Na comparação com novembro do ano passado, a alta do último mês foi de 25% e de 22% em relação a outubro. “Os lançamentos já estão surtindo efeito, tanto que já está faltando carro na concessionária. A maior procura vai para o Ônix, Cobalt, Spin e Cruze”, contou o gerente Luciano Dantas, informando que os valores desses veículos variam entre R$ 29,990 mil e R$ 64,900 mil.

Sobre o incremento na comparação com o ano passado, o gerente considera o percentual de crescimento de 5,57% como um índice bastante positivo para o Estado. De acordo com o levantamento da Fenabrave, de janeiro a novembro de 2011, 35,418 mil autos e comerciais leves foram vendidos na Paraíba, número que chegou a 37,392 mil no mesmo intervalo deste ano.

“O ano está indo muito bem e dezembro deve superar as expectativas. A redução do IPI não deverá ser prorrogada, até porque os estados e os municípios estão pressionando muito para que isso não aconteça”, acrescentou Luciano.

Considerando todos os tipos de veículos (além dos autos e comerciais leves, caminhões, ônibus e motos), o setor registrou uma queda de 18,91% no mês de novembro (6,610 mil em 2012 contra 8,151 mil no ano passado), fato puxado pela redução de 33,59% na venda de motos (de 4,599 mil para 3,054 mil). No acumulado do ano, a redução foi de 9,06% sobre 2011 (78,792 mil neste ano ante os 86,647 mil de 2011).

No país, o segmento de carros de passeio e comerciais leves apresentou uma queda de 2,67% entre os meses de novembro dos dois anos e ampliou em 6,29% no acumulado dos onze meses.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp