icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Venda de motos cai 24,51%

Em janeiro deste ano sobre o mês de 2012, queda foi de 42,13%, com uma diferença de 2.328 menos motos comercializadas.

Publicado em 14/03/2013 às 6:00


A queda reincidente da comercialização de motos, em fevereiro deste ano, puxou a retração do balanço de venda de veículos na Paraíba. A venda daquele segmento despencou 24,51% - saindo de 3.403 no mesmo mês do ano passado para as 2.569 motos vendidas em fevereiro de 2013. Em janeiro deste ano sobre o mês de 2012, a queda registrada pelo segmento foi de 42,13%, com uma diferença de 2.328 menos motos comercializadas.

Considerando todos os segmentos, foram comercializados, no último mês, 5.566 veículos na Paraíba, contra 6.381 em fevereiro de 2012 (-12,77%). Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Esta redução nas vendas de veículos no mês mais curto do ano, para o presidente da Fenabrave-PB, Paulo Guedes, tem haver com o cenário econômico do país. “A economia está meio insegura, o IPI [Imposto sobre Produto Industrializado] voltou e o Orçamento da União – que deverá trazer novas medidas para aquecer o mercado – está em processo de decisão, então o mercado ficou estagnado”, comentou.

Para Guedes, no caso específico das motos, a situação esteve mais complicada ainda. O segmento está em crise com vendas em quedas acumuladas no bimestre, puxando os números do setor para baixo. “Esta queda vem sendo observada nos dados, porque o próprio crédito está difícil para o consumidor. A população ainda estava muito endividada em fevereiro, um mês curto e com o Carnaval. E este segmento depende muito de financiamento”, disse.

AUTO ESTÁVEL
Já a venda de comerciais leves, autos, ônibus e caminhões ficou estável em fevereiro, com leve alta de 0,63% (2.997 em fevereiro contra 2.978 em fevereiro do ano passado). “Março deverá ser um mês mais aquecido. Esta é a nossa expectativa. A economia começou a reagir, inclusive, para o país”, acrescentou o presidente.

NO PAÍS
No país, o levantamento da Fenabrave também mostrou que as vendas de motos seguem em baixa, com queda de 24,3% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado. No total, 101,9 mil motos foram emplacadas no país no mês passado, 19,4% abaixo do volume de janeiro. Já os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus a redução foram de 5,8%. No bimestre, as vendas de veículos subiram 5,6% em relação a igual período de 2012, chegando a 546,5 mil unidades. O mercado perdeu fôlego com o início da retirada gradual dos descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), benefício que estimulou as vendas de carros no ano passado.

Quando se considera apenas o segmento de carros de passeio e utilitários leves, os licenciamentos caíram 5,6% no mês passado, comparativamente a fevereiro de 2012 - que por ser ano bissexto, teve um dia útil a mais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp