icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Venda de TV cresce com sinal digital

Recepção do sinal digital da TV Cabo Branco no interior impulsiona vendas de televisores de alta definição.

Publicado em 29/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:58

Com a chegada do sinal digital da Rede Paraíba de Comunicação em 86 cidades paraibanas, os comerciantes locais já sentem o aumento nas vendas de televisores de alta definição. No dia 15 de maio, o grupo de comunicação concluiu a implantação do sinal digital em cinco cidades polos do Estado (Itabaiana, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras), proporcionando o acesso de 2,6 milhões de paraibanos à nova tecnologia de transmissão. Os 70% da população paraibana que agora tem acesso aos canais em HD respondem por cerca de 82% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Com a chegada do sinal, as lojas de eletroeletrônicos no interior do Estado passaram a ter um amplo público consumidor disposto a adquirir novos aparelhos ou trocar os antigos. A procura aumenta por conta da proximidade da Copa do Mundo FIFA 2014, marcada para começar no dia 12 de junho.

ALTA DE ATÉ 70%

“Desde a inauguração do sinal, as vendas de TV com tecnologia HD chegaram a crescer 70%”, conta Edilene Augusto, coordenadora de vendas do Armazém Paraíba em Guarabira. A empresa trabalha com estoques de reserva automática, ou seja, os produtos são enviados de João Pessoa após a compra.

“O sinal chegou em boa hora, porque muitos moradores não têm dinheiro para pagar TV a cabo ou satélite e recorriam às televisões analógicas”, comemora Robério Arnaud, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarabira. Cerca de 17 cidades próximas têm acesso ao sinal, totalizando 214,6 mil habitantes. Arnaud destaca que não apenas o varejo de eletroeletrônicos de Guarabira ganhou mais movimentação com a TV HD, mas também o mercado de publicidade, já que a transmissão em alta definição deve estimular os lojistas locais a investirem em propaganda de alta qualidade.

“Com certeza essa nova tecnologia de transmissão vai incentivar os estabelecimentos da cidade a utilizarem esse meio de divulgação de suas lojas, já que conta com um alto padrão visual e de som”, afirma.

Em Patos, as vendas de televisores HD da empresa têm crescido na ordem de 10%, segundo informações da gerência local. Em Sousa, Keila Paiva, gerente de vendas das Lojas Bugary, destaca que também houve aumento no município devido à qualidade no sinal e à proximidade da Copa.

“Os modelos mais procurados são os de 32 polegadas, mas ultimamente os clientes estão procurando modelos de 42 e 48 polegadas”, afirma. Segundo ela, o incremento nas vendas desde a chegada da tecnologia foi de 20%, com expectativa de aumento na procura pelos próximos 14 dias.

ABERTAS AOS DOMINGOS

O presidente da CDL em Sousa, Zilmar Leandro da Silva, destaca o aumento das vendas no comércio. “As lojas estão abrindo até aos domingos aqui. É sinal de boas vendas. Em alguns estabelecimentos as condições de pagamento estão bem convidativas”, diz. Apesar disso, a concorrência com as vendas pelo comércio eletrônico é uma realidade para os lojistas. “Os preços não são muito baixos, às vezes as pessoas acham mais viável comprar pela internet”, explica.

Cajazeiras foi o último município a receber o sinal digital dentro do projeto de expansão da TV Cabo Branco/Paraíba, de chegar a 70% da população paraibana. No município, o sinal foi lançado oficialmente no dia 15 de maio e se estende para outros 7 municípios. Cerca de 110 mil habitantes de Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Triunfo, Bernardino Batista e Carrapateira já contam com o sinal em HD.

“À medida em que melhora a sintonia, há uma certa atração.

Aqui hoje em Cajazeiras o sinal da TV está bem melhor, tem muito mais clareza”, destaca Severino Alves de Araújo, presidente da CDL em Cajazeiras.

CONSUMO DE ELETROS
De acordo com o estudo IPC Maps, que rastreia as tendências de consumo nos estados e maiores municípios, os consumidores paraibanos devem desembolsar cerca de R$ 1,140 bilhão com eletrodomésticos e acessórios – 10,7% a mais do que em 2013.

ANTENAS RETRANSMISSORAS BENEFICIAM ENTORNO

Com as antenas retransmissoras instaladas na Serra do Cajá, Guarabira, Pico do Jabre, Sousa e Cajazeiras, e o sinal já existente na Grande João Pessoa e Campina Grande, outras cidades no entorno desses municípios também são beneficiadas. No total, são 86 cidades na Paraíba que já contam com sinal digital das TVs Cabo Branco e Paraíba. Os distritos de São Bentinho, no Sertão, e Carnaubinha, Timbaubinha e Puxinanã, localizados no Agreste, receberam antenas para repassar o sinal até as localidades.

Além das melhores qualidades de imagem – no mínimo seis vezes superior à analógica – e som, as modernas TVs HD são compatíveis com home theaters, aparelhos que fornecem uma experiência caseira semelhante ao cinema. Os aparelhos têm softwares operacionais embutidos, o que permitirá, quando disponível, o acesso a informações em tempo real sobre a programação transmitida. Também é possível gravar programas sem a necessidade de um aparelho externo.

Embora a experiência seja melhor em uma TV apropriada, qualquer aparelho de tubo pode transmitir o sinal digital, desde que tenha um decodificador, vendido separadamente.

HISTÓRIA

A TV Cabo Branco recebeu autorização para transmissão em formato digital em junho de 2009 e iniciou as transmissões em julho do mesmo ano, colocando João Pessoa como a terceira capital do Nordeste a receber o sinal de alta definição. A programação local passou a ser transmitida em HD a partir do dia 7 de outubro de 2013. Em Campina Grande, o sinal em alta definição da TV Paraíba começou a ser transmitido também em 2013. A ideia é levar o sinal digital a todas as cidades com mais de 50 mil habitantes até maio de 2015.

O polo de Itabaiana foi o terceiro da Paraíba a receber o sinal digital, que irá abranger outras oito cidades da região: Gurinhém, São José dos Ramos, Mogeiro, Salgado de São Félix, Pilar, Caldas Brandão, Riachão do Poço e Cacimba de Dentro. No total, cerca de 106 mil habitantes foram beneficiados com a tecnologia, disponível desde o final de abril.

O sinal em Guarabira e arredores foi inaugurado no dia 5 de maio, beneficiando 16 cidades que totalizam 214,6 mil habitantes. Três dias depois, a tecnologia foi lançada em Patos e outras 15 cidades próximas, atendendo a 187,3 mil pessoas.

No dia 9 de maio, foi a vez de Sousa e outros quatro municípios que somam 88 mil habitantes receberem a novidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp